quarta-feira, 15 de junho de 2011

Avaliação da Leitura no Agrupamento do Viso






















Tal como foi noticiado anteriormente, o Agrupamento de Escolas do Viso estabeleceu no decurso deste ano lectivo um protocolo com a Universidade do Minho (Instituto da Criança) no sentido de proceder à avaliação das competências leitoras dos alunos do 1º ciclo e 5º ano.

Nesse âmbito, teve lugar na passada segunda-feira, dia 13, um encontro na Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos da E. B. 2, 3 do Viso com Fernanda Leopoldina Viana, docente universitária que coordenou o estudo de avaliação da leitura no Agrupamento e que agora apresentou aos professores envolvidos os resultados das provas aplicadas.

Recorde-se que os testes foram feitos à precisão da leitura, ao reconhecimento de palavras e à compreensão.

De acordo com o estudo, uma percentagem muito significativa dos alunos apresenta um nível de competência leitora abaixo do esperado para o seu nível de escolaridade. Verificou-se que um número elevado de crianças lê muito devagar, apresentando um baixo nível de fluência na leitura (precisando, pois, de a exercitar).

Verificou-se, também, que à medida que se avança no nível de escolaridade, diminui a concentração na leitura, visível no número de respostas dadas ao acaso. No 5º ano, em particular, os alunos apresentam maiores dificuldades na leitura de vogais do que na de leitura (ou seja, na acentuação de palavras).

Relativamente à compreensão leitora, verificou-se um bom nível na «compreensão literal». Mas na «compreensão inferencial», os resultados obtidos baixam significativamente.

Deste encontro partiu a ideia de se proceder a um trabalho de preparação para uma candidatura à F. C. Gulbenkian, para se alcançar um projecto de intervenção nesta área. Foi ainda aconselhada a leitura da obra «The Fluent Reader (2nd Edition): Oral & Silent Reading Strategies for Building Fluency, Word Recognition & Comprehension» de Timothy Rasinski.

A professora Emília Pinho deixou um agradecimento à professora Leopoldina Viana e a todas as aplicadoras das provas, que estiveram no Agrupamento, garantindo que “Este trabalho terá necessariamente repercussões na Escola. Gostaríamos de continuar a contar com a ajuda da Universidade do Minho e implementar medidas. Perante os dados que agora temos e perante as dificuldades diagnosticadas, é preciso que todos os professores reflictam nas suas práticas e se crie um grupo de estudo no Agrupamento, capaz de produzir materiais de apoio às aulas e à leitura e que ajude a preparar um projecto eficaz de intervenção no Agrupamento.”