
O livro que eu decidi ler para apresentar aos colegas foi um livro da colecção dos “Jovens Detectives”, «Mistério do Dente de Serpente» de Franklin W. Dixon. Este livro foi publicado em Portugal em 1997, tendo sido traduzido por Elsa Andringa.
A história baseia-se em dois irmãos detectives (“Os Mais”) e num detective supremo (Fernando Pereira), os quais vão ter de resolver o mistério de uma cobra venenosa que desapareceu. Precisam de a descobrir o mais rapidamente possível, porque se o não conseguirem põem em perigo a segurança da sua terra natal.
Em poucas palavras vou tentar fazer um pequeno resumo do livro:
Miguel e Ricardo vão ao jardim zoológico ver a nova e mortal serpente — uma tigre australiana —, mas só se deparam com problemas. O herpetólogo, doutor Jorge Seiça, é vítima de uma dentada de serpente, aparecendo caído em cima da sua secretária de trabalho. Entretanto, as serpentes venenosas foram roubadas. Podem andar a solta em Bayport!
O trilho das pistas leva Miguel e Ricardo até um armazém em New Jersey, onde descobrem o segredo sinistro que está por detrás do roubo. Mas têm de ser rápidos, para apanharem a víbora na relva antes de serem mortalmente atingidos.
Eu gostei muito de uma frase que está no livro e que é a seguinte: “Ricardo diz para Miguel Nunca estive numa intriga tão venenosa …”
Gostei muito de ler o livro e vou continuar a ler os títulos desta colecção. Recomendo este livro a todos os adolescentes que gostem de livros de aventura e de suspense. E não se preocupem, porque este não é um livro complicado, tem até um vocabulário muito acessível!
Bebiana Pinto (nº 3, 9º C)
Bebiana Pinto (nº 3, 9º C)