segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Concurso «Cartas de Amor» bateu recorde de participação



Ao todo foram mais de uma centena os textos lidos e avaliados pelo júri do Concurso «Cartas de Amor», promovida pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos da nossa Escola.

Recorde-se que este certame literário previa duas modalidades (poesia e prosa), tendo-se estendido aos alunos do 2º e 3º ciclos, os quais massivamente quiseram partilhar o talento combinado de escrever e amar. Recorde-se, no caso dos alunos do 5º e 6º anos, que os poemas e cartas de amor nasceram da leitura/ audição da obra «Viagens na Minha Terra - adaptado aos mais novos por Rui Zink», nomeadamente da carta de amor de Carlos a Joaninha, isto nos programas «Hora do Conto» e «Encontros com Livros».

Os resultados estão agora expostos em dois placares na BE/CRE, onde todos podem deliciar-se com a literatura dos nossos pupilos.

De acordo com a professora Ana Paula Alves, presidente do júri deste concurso, “Foi uma tarefa muito difícil a nossa, porque as cartas que recebemos são muito bonitas, muito criativas e muito sensíveis. Foi por essa razão que decidimos atribuir diversas menções honrosas, para além dos prémios”.



No 2º ciclo, o 1º lugar foi atribuído, ex-aequo, aos alunos Maria João Lacerda (5º A) e a Miguel Peixoto (6º A). Foram, igualmente, atribuídas menções aos textos de Mariana Marques (5º A), David Vieira (5º C), José Lopes (5º C), Luís Pereira (5º D), Francisco Morais, Inês Bessa, Joana Gomes, Soraia Sousa e Tânia Moreira (5º E).

No 3º ciclo, o 1º lugar foi dividido pelas alunas Mariana Alves (9º C) e Mariana Monteiro (8º A). Houve lugar a diversas menções honrosas: Helena Costa (7º A), Rúben Augusto (8º B), Beatriz Mota (8ºA) Andreia Santos (9º A), Ana Santos (9º B), Catarina Cerqueira, Jéssica Silva e Marta Cardoso (9º C).



A todos foram dados diplomas de participação e um delicioso e romântico bombom de chocolate. Os vencedores tiveram ainda direito a um belo caderno e um lápis para continuarem a exercitar o talento literário que agora evidenciaram.