terça-feira, 29 de junho de 2010

«O Meu Livro de Cabeceira»



Eu escolhi, como livro de cabeceira nos últimos tempos, «Uma aventura na Escola» de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Tem 197 páginas e foi pela primeira vez publicado em 1985 pela editora Caminho; faz parte da famosa colecção «Uma Aventura».

A história inicia-se com o regresso às aulas, os alunos estão muito agitados com o novo ano lectivo, com os novos professores e com o reencontro dos amigos e colegas. Esta agitação aumenta ainda mais quando a secretaria da escola é assaltada. Felizmente os assaltantes não levaram nada valioso, só desapareceram uns rolos que continham a planta da escola. Os alunos esqueceram todos os seus estudos e concentraram-se no mistério, não fazia sentido os ladrões roubarem a planta para planearem o assalto depois de já estarem lá dentro.

Os supostos ladrões não paravam de fazer misteriosas escavações no terreno da escola. Um dia cavaram um fosso à volta de um dos pavilhões, no outro dia fizeram um enorme buraco dentro de uma sala de arrumações e andavam sempre assim. O Director estava a ficar preocupado, pois algum aluno podia ficar gravemente ferido.

Certo dia, o Pedro foi a casa do seu amigo Rui depois das aulas e olhou pela janela e no meio do escuro da noite viu um vulto estranho a cortar a vedação da escola e os dois amigos decidiram segui-lo até à parte mais antiga do bairro que, à noite era bastante assustadora. Quando voltaram contaram o sucedido ao resto do grupo e este, em conjunto, decidiu tentar resolver o mistério. Os amigos criaram então um plano e passaram à acção.

Esta história fala sobre a amizade e o espírito de equipa e aventureiro deste grupo de amigos que, na minha opinião é bastante interessante. A minha parte preferida é quando o mistério é desvendado, pois a ansiedade criada ao longo da leitura do livro acaba finalmente e podemos dizer “Ah, afinal era isto!”.

Não posso relacionar esta leitura com outras que já tenha lido porque as obras mais relacionadas são as da colecção e confesso que nunca tinha lido nenhuma. Eu aconselho todos a lerem este livro, principalmente os mais curiosos e aventureiros. É uma óptima sugestão de leitura que nos prende até ao final!

Ana Catarina Montenegro (9º A)