quarta-feira, 26 de maio de 2010

Hora do Conto



Já em contagem decrescente para o final do ano lectivo, a Equipa da Biblioteca apresenta novas propostas para as sessões da «Hora do Conto», de realização quinzenal, como se sabe.

Contos de António Torrado e Ana Saldanha foram as escolhas, respectivamente para o 2º e 3º ciclos, a saber “A minha prima Elisa” da obra «Os meus amigos» e «Cinco Tempos, Quatro Intervalos» de Ana Saldanha.

Aos alunos do 5º e 6º anos está a ser pedido, após a audição da história, que registem a sua opinião no Livro da Hora do Conto, bem como uma reflexão sobre o excerto final da narrativa: “…de há uns tempos para cá, os rapazes passaram a visitar com mais frequência a prima Elisa e até os pais e os avós lá têm ido fazer-lhe um bocadinho de companhia. Porque será?”

Complementarmente, está a ser pedido aos que alunos que assumam uma posição em relação à decisão da família de pôr o gato na rua, expondo os argumentos que utilizariam para defender a sua atitude.

Relativamente aos colegas do 7º ano, foi decidido que esta sessão da Hora do Conto deverá articular-se com as aulas de Língua Portuguesa, criando-se assim uma relação mais próxima com o texto. Assim, num primeiro momento (1ª sessão), os alunos deverão ler a história de Ana Saldanha no espaço da aula de língua materna (depois de devidamente contextualizada) e registar no caderno o assunto abordado na leitura feita. Num momento posterior, já no espaço da Biblioteca Escolar, deverão debater a opinião sobre o livro e registar a sua opinião no Livro da Hora do Conto, depois de concluída a leitura.