terça-feira, 9 de março de 2010

Uma «Onda da Leitura» e muita criatividade na E. B. 2, 3 do Viso

Na Escola E. B. 2, 3 do Viso, a Semana da Leitura foi pretexto para três importantes e muito participados concursos artísticos: de ilustração, de declamação e de literatura (em poesia e prosa).



Colorido, magia, seres e paisagens nascidos da imaginação e das muitas leituras em que o mar é pano de fundo preencheram os desenhos que podem ainda ser vistos no espaço da BE/ CR, os quais ao longo da última semana puderam ser votados por alunos, professores e funcionários, por um lado, mas também por um júri habilitado.

Assim, a comunidade escolar deu o 1º prémio ao desenho da aluna Catarina Cerqueira (8º C), o 2º ao da Mariana Alves (8º C) e o 3º ao desenho de Adriana Pereira (5º D).



Por sua vez, o júri constituído pelos professores Dina Queirós, Ana Flora e Ana Allen, depois de observados atentamente cada um dos desenhos expostos, premiou os trabalhos de Emanuel Basílio Cunha (5º D), Jéssica Machado (5º D) e Andreia Gomes (6º A).

Dando voz à poesia dos nossos clássicos, dezenas de alunos do 2º e 3º ciclos inscreveram-se no concurso de declamação, dividido precisamente em duas categorias, uma referente a cada um destes ciclos.



Tendo como júri as professoras Ana Mota, Ana Paula Alves e Emília Pinho, os participantes do 2º ciclo encantaram com a leitura de poemas de autores como Maria Alberta Menéres, Álvaro Magalhães ou José Jorge Letria. Venceram nesta categoria, ex-aequo, Danilo Miklos (6º B) e Sílvia Monteiro (6º A). Maria Manuel Morais (5º A) obteve o 2º prémio, enquanto Joana Moreira e Mariana Silva (ambas do 5º A, ex-aequo) alcançaram o 3º lugar.

No 3º ciclo, com um júri constituído pelos professores Elisa Ascensão, Dália Maio e Fernando Beleza, foram distinguidos os alunos Mariana Alves (8º C), com o 1º prémio; Flávia Faria (8º D) e André Alves (7º A), com o 2º prémio ex-aequo.



O concurso literário, já uma tradição nesta Escola, teve como membros do júri os professores Emília Pinho, Ana Mota e João Ricardo Lopes, júri que não atribuiu prémios às participações em prosa (por serem em número escasso), mas que galardoou vários poemas: assim, no 2º ciclo, foi distinguida com o 1º prémio “Golfinho” de Tatiana Vanessa (6º A), com o 2º prémio “A Serpente Marinha” de Pedro Miguel Alves (6º A) e com o 3º prémio “Sereia” de Sílvia Monteiro (também do 6º A).

No 3º ciclo, foram galardoados os poemas “As memórias” de Andreia Santos (8º A), 1º prémio; “O mar” de Catarina Marques (9º A) e “O mar apaga o fogo” de Mariana Monteiro (7º A), 2º prémio ex-aequo.



Por sua vez, na categoria de professores, foi distinguido o poema “Errante” da professora Ana Paula Alves. Foi ainda atribuída uma menção honrosa ao poema “O mar” da formanda dos cursos EFA Marisa Magalhães.

Os professores organizadores deixam um agradecimento muito especial e os parabéns a todos os alunos que emprestaram o seu talento e entusiasmo, respirando a verdadeira «Onda de Leitura» que varreu a Escola E. B. 2, 3 do Viso nos últimos dias e que contou com a preciosa colaboração da BIAL, empresa nossa parceira e patrocinadora dos prémios oferecidos a todos os alunos vencedores.