segunda-feira, 1 de março de 2010

«O Meu Livro de Cabeceira»



Eu escolhi o livro «Amanhecer» escrito por Stephenie Meyer, que é o último livro da saga “Luz & Escuridão”. Este livro tem 754 páginas e foi publicado em 2008.

Ao longo dos 4 livros que constituem a saga, a autora conta-nos o romance entre um vampiro e uma humana, um romance que ao princípio parecia impossível e surreal, mas que ao longo que a história se torna cada vez mais possível e real.

No meio deste romance aparecem problemas com família, com amigos, com outras criaturas, como por exemplo com lobisomens, por causa das diferenças entre humanos e vampiros.

Apesar de no início pensar que o livro era muito “cliché”, pois se tratava de uma história que se baseava numa relação em que o amor vencia todas as barreiras, cedi passado algum tempo e acabei por ler o livro. Não basta dizer que a surpresa foi muito, eu fiquei perplexa com o facto de gostar assim tanto do livro!

À medida que a história avançava via-me com dificuldades em parar. Havia sempre mais um pouco de virar de página. Queria acabar a história rápido, mas ao mesmo tempo queria que se prolongasse, pois assim não perderia aquele pequeno sentimento que se tem ao voltar mais uma página e ao descodificar mais um pedaço de história.

Uma das razões pela qual esta narrativa se tornou uma das que se encontram na minha cabeceira é o facto de ter uma linguagem simples (não demasiado simples), perfeita para que qualquer pessoa a consiga ler sem ter de ir buscar um dicionário.

Outra razão é o facto de estar escrita na primeira pessoa, fazendo com que o leitor se sinta verdadeiramente na “pele” da personagem. E, claro, na lista das razões não podia faltar a mais óbvia: qualquer rapariga ou mulher gostava de encontrar o seu “príncipe encantado”, não interessa em que época nos encontramos, que mentalidade ou que idade temos — iremos sempre sonhar com o dia em que esse príncipe apareça um: romântico, preocupado, educado, inteligente e com princípios.

Na escrita da autora, como já disse, adoro a sua simplicidade, a sua maneira de caracterizar e o facto de incluir frases de livros clássicos (como «Romeu & Julieta», ou «Orgulho e Preconceito»).

Algumas das minhas partes favoritas do livro «Amanhecer» são:

“Nada mais nem sequer tempo. Isso fazia-o infinito, sem nenhum inicio e sem nenhum fim. Um momento de dor infinito. A única mudança foi quando de repente a minha dor duplicou. A parte inferior do meu corpo que estava adormecida, estava de repente em fogo também. Uma ligação quebrada tinha sido curada - junta pelos dedos do fogo. A queima infinita continuava.”

“No piso de cima, ouvia-se um novo som. O único som que me podia tocar neste momento. Um bater frenético… Um coração a mudar.”

Definitivamente, recomendo este livro! Como já referi, é viciante e com ele torna-se impossível parar: a sua escrita é simples, fazendo a sua leitura fácil. Ao ler o livro, conseguimos ver algo de nós nas personagens o que nos faz sentir parte da história. Na minha opinião, este livro seria um presente perfeito para qualquer pessoa que goste de leitura.

Carla Carvalho (nº 6, 9º A)