quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Hora do Conto



A onda de leitura continua a chegar à nossa Biblioteca, com os nossos leitores a navegar nos melhores livros e nas histórias mais azuis.

Para esta quinzena, a nossa Equipa escolheu para a actividade da «Hora do Conto» duas histórias com água, sal, um farol e respectivo faroleiro, uma donzela tonta e até um padre. Bons ingredientes para sorrir, rir e sonhar… É assim a brisa marítima que vem de dentro dos livros.

Os alunos do 5º e 6º anos terão a oportunidade de conhecer as aventuras de “Pero, Pedro e a Donzela Tonta”, uma narrativa de
Francisco Duarte Mangas, incluída na antologia «Contos da Cidade das Pontes» (editado pela Ambar).

Para além de escutarem confortavelmente a história, os jovens ouvintes têm registado, como habitualmente, a sua opinião no Livro Ilustrado da Hora do Conto, pondo complementarmente fazer a biografia de Pedro Álvares Cabral e de Pêro Vaz Caminha, duas personalidades ilustres da nossa História (em torno das quais, em alternativa, poderão construir uma pequena história, nos tempos idos dos Descobrimentos, ou nos de hoje).

Os alunos do 7º ano poderão desfrutar das aventuras de “O Padre, o Mar e o Faroleiro” de
Ondjaki, escritor angolano, a partir da antologia de contos «Momentos de Aqui».

Tal como os colegas mais novos, os ouvintes desta narrativa poderão deixar a sua opinião sobre ela, redigindo ainda uma pequena descrição, onde expandam pequenos excertos da história (“Olhando todo aquele Mar (…) num tom simples e amistoso, disse: — É um lugar mágico, Mortinho!”), enriquecidos pelas sensações que costumam sentir junto do mar.

Complementarmente, é-lhes endereçado o convite de comporem um poema sobre a temática do mar, com que podem participar no concurso de poesia, a decorrer em breve, aquando da Semana da Leitura.