quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Um desfile de máscaras muito literário!...



O nosso Agrupamento viverá na próxima sexta-feira, dia 12, um dia diferente, com o Carnaval e a Literatura a darem as mãos naquele que será um desfile de escritores e de personagens, protagonizado pelas crianças do ensino pré-escolar e pelos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.

Na nossa Escola, em particular, decorrerá o «Concurso de Máscaras», para o qual se registou um recorde de inscrições e que trarão ao palco da Sala dos Alunos escritores como Fernando Pessoa, Camões, Eça de Queirós, Sophia de Mello Breyner Andresen, Alice Vieira, Papiano Carlos, António Torrado, Álvaro Magalhães, ou mesmo escritores estrangeiros como Cervantes, Shakespeare, Oscar Wilde, Alexandre Dumas, Federico García Lorca ou Jorge Amado.

Todos os participantes terão a oportunidade de exibir a sua máscara e correspondente “fatiota”, bem como tempo para uma breve performance teatral, durante a qual declamarão textos do “seu” escritor, que deverá assim ser dado a conhecer aos colegas e professores. Os melhores terão um prémio!

Ao início da manhã (a partir das 9 horas) actuarão os alunos do 3º ciclo, seguidos a meio da manhã (a partir das 10 horas) pelos colegas mais novos. Todas as turmas que têm alunos inscritos poderão assistir e divertir-se com esta verdadeira biblioteca viva em, que por um dia, se tornará a Escola E. B. 2, 3 do Viso.

Destaque vai também para as Escolas E. B. 1 e Jardins-de-Infância do Agrupamento, que comemorarão o Carnaval de maneira divertida: os seus alunos mascarar-se-ão com o rosto das personagens das histórias que vêm estudando nas aulas, usando, nalguns casos, e para o efeito, materiais reciclados.

Assim, as Escolas E. B. 1/ JI das Campinas e Correios e JI Vasco da Gama juntar-se-ão num desfile a decorrer na Avenida Vasco da Gama (a partir das 9h30). Noutro ponto, as Escolas E. B. 1/ JI do Viso e Cruzes e JI Ferreira de Castro desfilarão na Escola E. B. 2, 3 do Viso, onde as espera a encenação do conto «O Nabo Gigante» de Alexis Tolstoi, feita pelas turmas 8º B e 8º D (iniciativa que resulta da articulação das disciplinas de Língua Portuguesa e Educação Visual destas turmas).