quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Atividades da Semana da Leitura

Este ano a Semana da Leitura, que decorrerá de 17 a 21 de março, sob o lema “A Língua Portuguesa”. Assim, a BE/CRE, em articulação com a disciplina de Português e o Departamento de Expressões, propõe um conjunto de atividades que culminarão com a apresentação dos trabalhos nessa semana.

 - Concurso literário de poesia “A música das palavras”, destinado aos alunos do 3º até ao 9º ano, encarregados de educação, professores e funcionários, com entrega dos trabalhos até dia 10 de março. O regulamento está disponível BE/CRE ou na posse dos professores de Português.

- Concurso de marcadores com “slogans” sobre a leitura, realizados no âmbito da disciplina de Português, e elaboração das respetivas ilustrações em Educação Visual, até 10 de março, destinado a todos os alunos desde o pré-escolar até ao 3º ciclo. Consulta o regulamento na BE/CRE ou junto do professor de Português.

- Concurso de Declamação de Poesia, destinado a todos os anos de escolaridade com duas fases. A primeira será realizada em sala de aula, para seleção de dois alunos que representarão a turma, e a segunda fase (final) no dia 18 de março, para o 1.º ciclo, no período da tarde na Biblioteca da EB2,3, e no dia 19 de março, também durante a tarde na referida biblioteca. Serão atribuídos prémios aos finalistas de todos os níveis de ensino e o júri será constituído por 1 educador de infância, 1 professor de cada ciclo, 1 professor da equipa da BE e a D. Rosário (funcionária da BE).

- Concurso de Narração Oral de Histórias Tradicionais, aberto a todos os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos), 2º e 3º ciclos, em que cada turma será representada por um aluno, cuja narração não poderá exceder 5 minutos. A final terá lugar no dia 20 de março, à tarde, nas bibliotecas escolares do agrupamento, sendo que cada escola organizará o seu respetivo júri. Será atribuído um prémio, caso o número de participantes o justifique, ao aluno vencedor de cada escola do 1º ciclo, ao aluno vencedor do 2º ciclo e ao aluno vencedor do 3º ciclo.


- Sarau (atividade de encerramento), destinado a toda a comunidade educativa, com a participação dos alunos e entrega de prémios no dia 21 de março à noite.