terça-feira, 9 de outubro de 2012

Bibliotecas Escolares: uma chave para o passado, presente e futuro

















Este é o Cartaz Oficial do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, em 2012, da Associação Internacional de Bibliotecas Escolares (IASL - International Association of School Librarianship) para comemorar o mês dedicado às Bibliotecas Escolares, cujo tema serve de título a este breve apontamento.

Com o passar do tempo, as bibliotecas escolares evoluíram acompanhando os avanços tecnológicos e o livro assumiu vários suportes que há umas dezenas de anos seriam impensáveis. Deste modo, a inovação atraiu mais leitores para as bibliotecas escolares que continuam a ser, sem dúvida alguma, a chave de acesso ao conhecimento pretérito, atual e vindouro.

Desde 2008 que a IASL decidiu estender a todo o mês de outubro as comemorações da biblioteca escolar, permitindo uma maior flexibilização mundial na escolha de uma semana ou um dia específico, de acordo com as particularidades do país ou região para assinalar a efeméride.

Assim, BE/CRE do Agrupamento de Escolas do Viso, à semelhança dos anos anteriores, celebra durante este mês o acontecimento com as sessões “Hora do Conto” e “Encontros com Livros”, destacando o dia 24 de outubro como o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.