quinta-feira, 14 de junho de 2012

Sessão «Ler e contar histórias une a família» na E.B.1 do Viso















No passado dia 18 de maio, pelas dezassete horas e trinta minutos, na Biblioteca da Escola E.B.1 do Viso, realizou-se uma sessão para pais designada Ler e contar histórias une a família.

Esta sessão inseriu-se na comemoração da Família. Começou com a visita à Feira do Livro pelos pais e mães dos alunos da Escola E.B.1 do Viso que participaram na sessão, tendo alguns aproveitado a oportunidade para comprar alguns exemplares.

Continuou com uma palestra informal feita pela Coordenadora da Biblioteca Escolar, professora Emília Pinho, sobre precisamente a importância da competência leitora nas aprendizagens e sucesso escolar das crianças, bem como a necessidade que as crianças têm de copiar modelos, querendo dizer que os pais leitores terão filhos leitores. Pelo meio leu, interagindo com a assistência, o conto A Menina Que Detestava Livros, de Manjusha Pawagi.

















A sessão continuou com a professora Ana Paula Alves que contou uma história que a avó lhe contava em criança, Os Três Desejos, aproveitando também para sensibilizar os pais presentes para a importância de contar histórias aos filhos, na medida em que essa experiência aumenta a felicidade, o equilíbrio e a confiança nas crianças.

De seguida uma encarregada de educação leu uma história que ela própria escreveu cuja personagem principal era uma menina que conseguiu superar medos e ganhar confiança.














 

O encontro terminou com a canção Livros, interpretada pelos alunos presentes e orientados pelos respetivos professores. Tendo sido distribuída uma cópia da letra aos pais, todos acabaram por cantar de modo entusiástico.