quarta-feira, 20 de junho de 2012

«Escrito na Parede» de Ana Saldanha





















O trabalho em torno da obra Escrito na Parede de Ana Saldanha foi feito no âmbito do Projeto Curricular de Turma do 7ºC, em articulação com as disciplinas de Educação Visual, Língua Portuguesa e Formação Cívica. Como os alunos gostaram muito de ler o livro, não ficaram só pela leitura recreativa e exploraram mais minuciosamente a obra, com especial atenção para três categorias da narrativa: personagens, espaço e tempo e, sem descurar as restantes, partiram para a "AÇÃO"!





















Na ilustração observo uma personagem da obra Escrito na Parede de Ana Saldanha. Trata-se de Cátia.
Ela é uma rapariga sorridente, gosta muito de usar preto e rosa, aparenta ter 14 anos e é de estatura média.
A pele dela parece uma nuvem branca e suave. Tem cabelo comprido e volumoso com umas madeixas cor-de-rosa que parecem falar. Tem um sorriso muito expressivo e fotogénico. Veste uma camisola com caveiras e uma minissaia preta. Usa botas pretas e compridas com umas meias às riscas cor-de-rosa e preto a condizer com o seu cabelo.
Na Cátia tudo parece premeditado, porque até o braço esquerdo condiz com o seu cabelo e com as meias, pois nele usa uma mangueira que não parece agasalhá-la, mas só enfeitá-la.
O estilo da Cátia é um estilo de que se gosta muito ou não se gosta nada!
Ana Silva, n.º1





















Na ilustração de Daniel observamos um rapaz magro, alto, com cabelo castanho que aparenta ter aproximadamente 13 anos. Usa calças de ganga, uma camisola e umas sapatilhas. A camisola de Daniel é azul, as calças são de ganga escura e as sapatilhas são brancas.
Ângelo Ferraz, n.º2

Na ilustração observo uma personagem de Escrito na Parede, trata-se de Nicolau.
Nicolau é um rapaz de 14 anos e tem um cabelo cor de mel e uns olhos da cor da água, os lábios são fininhos e a sua pele é como uma folha de escrita, branca. Ele é magro e frágil, usa uma camisola preta e azul, umas calças azuis “à balão” e utiliza umas sapatilhas de cordão muito bonitas.
O que mais me atrai neste desenho é o cabelo e a cara.
Só tenho uma coisa a acrescentar: este desenho está mesmo muito original.
Hugo Bastos, n.º10






















Na ilustração observo um cão. Trata-se de Rufo, o cão da personagem Daniel.
Rufo é um cão gorducho, com pelo castanho. Tem as orelhas grandes e arrebitadas como um coelho.
Os olhos do Rufo são grandes e pretos como duas azeitonas e o seu focinho é grande. Tem ar de comilão e de dorminhoco.
Por fim, não passa de um cão gordo, pequeno e fofo.
Bruna Araújo, n.º3



















Na ilustração, o que observo é o prédio onde vive uma das personagens de Escrito na Parede - a Cátia.
Este prédio tem cerca de três andares, muitas janelas, uma porta e um jardim grandes (as janelas têm as cortinas coloridas, o jardim tem um poste de eletricidade e um pequeno banco) e uma antena parabólica que parece um candeeiro.
Cátia Crespo, n.º6

 
















Na ilustração observo um espaço de Escrito na Parede - o stand onde trabalha o Jaime.
No stand sobressai um papel com uma paisagem verde que nos prende o olhar: árvores com vários tons de verde e com os troncos castanhos e fortes, ao centro, e nas pontas frágeis. À frente deste observo dois BMW.
O chão é aos quadrados como um tabuleiro de um jogo de xadrez preto e branco. Os meus olhos param no símbolo BMW: no carro preto há um reflexo azul e neste observa-se um reflexo mais escuro.
Elisabete Dias, n.º8


 


















Na ilustração observo uma personagem de Escrito na Parede - a Mariana. É uma adolescente que aparenta ter cerca de treze anos. Tem cabelo liso e castanho, usa uma roupa azul e moderna e umas sapatilhas brancas, com o formato de bota. Tem a cara redonda, uma boca grande, olhos de cor de verde e tem a cor de pele clarinha como a cor do céu.
Fico a olhar para o cinto preto com muitos detalhes e com um fecho pequeno.
Telma Cunha, n.º20





















Na ilustração observo uma personagem de Escrito na Parede, trata-se de Minda, uma senhora que vende guarda-chuvas, com o marido, na baixa da cidade. Tudo nela indica que só não vende o marido porque não consegue.
A Minda tem cabelos negros como breu, tem um tom de pele alaranjada e tem uns olhos esbugalhados como quando um gato ou gata está com sono. Também é um pouco gordinha na anca como uma bola redondinha. Usa um género de roupa diferente, para dar nas vistas, sapatos altos e pretos e umas leggins aos quadrados vermelhos e cinzentos.
A Minda tem por volta dos quarenta anos. É muito moderna para a idade que aparenta ter. Possui uma boca fininha como uma folha de papel, usa umas argolas de prata e um avental preto com um cinto cor-de-rosa.
Mónica Miranda, n.º17

 




















Na ilustração observo uma personagem do livro Escrito na Parede, trata-se de Artur. É um homem que ostenta guarda-chuvas coloridos no seu braço esquerdo: um azul marinho, outro vermelho e outro amarelo.
Usa calças clássicas e uma camisola elegante azul-marinhas e um casaco de malha verde a condizer com os seus sapatos verdes.
O seu cabelo é encaracolado e preto, a sua cor de pele especial. É alto e magro. Tem lábios pequenos, nariz comprido e olhos azuis.
Jaime Teixeira, n.º11





















Na ilustração observo uma personagem de Escrito na Parede de Ana Saldanha. Trata-se de Miguel. Tem um boné castanho, uma cabeça e olhos muito grandes. Tem bochechas cor-de-laranja e o nariz enorme. Os lábios são muito vermelhos, o braço direito é maior do que o esquerdo, os dedos são muito bicudos (o dedo mindinho é maior do que o polegar). O tronco é muito alto, as pernas são baixas e o pé direito é maior do que o esquerdo.
Miguel usa uma camisola e um cinto às riscas. As calças são todas cinzentas e as sapatilhas pretas e brancas.
Emanuel Cunha, n.º9





















Na ilustração observo uma personagem de Escrito na Parede, trata-se de Diamantino.
Diamantino é um rapaz alto, com cabelo preto, usa óculos e aparenta ter aproximadamente 14 anos. O rapaz usa roupas muito coloridas cheias de letras. Apetece lê-las como quem lê um jornal.
Diamantino usa calças “à balão”, casaco da Nike e um chapéu preto com estilo de artista. Usa umas sapatilhas pretas que inspiram liberdade e aventura. A sua mão direita pega um spray. Parece estar a prepara-se para o usar.
Soraia Filipa, n.º19


 











Na ilustração observa-se um espaço de Escrito na Parede de Ana Saldanha, trata se de um muro com graffitis.
No plano geral, observo dois grafitis: no maior lê-se "Aleixo"’; no menor lê-se ‘"Fábio".
No plano de pormenor, à esquerda do grafiti, sobressai uma janela degradada e antiga com vidros partidos. Por de baixo dos grafitis, vejo uma casa cujas janelas pequenas e tristes parecem uns olhos a chorar.
Joana Santos, n.º23