quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um «Passaporte do Leitor» para quem gosta de viajar



A propósito da novidade que constitui o «Passaporte do Leitor», a redacção do jornal Viso em Movimento conversou com a professora Emília Pinho, coordenadora da Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos Educativos do Viso para nos apresentar na primeira pessoa este novo projecto.


JORNAL VISO EM MOVIMENTO — Professora Emília, o que é o «Passaporte do Leitor»?

PROFESSORA EMÍLIA PINHO — O «Passaporte do Leitor» foi uma ideia que surgiu, aqui, no seio da equipa da Biblioteca, com o objectivo de tentar levar os alunos que lêem menos a esforçar-se mais.

Como sabem, ainda há pouco tempo tivemos a Semana da Leitura, cujo tema foi a Viagem. Ora, eu acho que cada livro nos leva a viagens extraordinárias e diferentes! Cada leitor é um viajante no meio dos livros, por causa das viagens que faz com as personagens e com as obras que lê.


VM — A quem se destina?

EP — O «Passaporte do Leitor» destina-se a todos os alunos. Os professores já me vieram pedir um exemplar. Eu disse que sim, mas com uma condição… Que levassem um livro também para ler e preenchessem uma ficha, como os meninos!



VM — Qual é o objectivo?

EP — Bem, nós lembrámo-nos de criar um «Passaporte do Leitor», cujo objectivo é o seguinte: cada aluno que queira requisitar um livro (e, por isso a pertinência de sair agora, para fomentar a leitura em férias), fará depois uma breve ficha (para comprovar que leu o livro) e tem direito a um carimbo no seu «Passaporte do Leitor». Ao fim de dez carimbos, que representa os vários caminhos por onde andou nos livros, terá uma pequena prenda, que é sinal de que atingiu já um nível significativo de livros lidos.

O objectivo é sempre o mesmo. Uma das muitas funções que a biblioteca tem é a de chamar à atenção para a leitura, para a importância que ela tem no desenvolvimento de cada uma de nós.

No fundo, é tentar que todos descubram de alguma maneira aquele livro de que gostam e se tornem leitores. Todas as actividades realizadas na biblioteca ligadas à leitura têm sempre este objectivo.



VM — Professora, quais são as suas expectativas em relação a este novo projecto?

EP — A campanha relativa ao «Passaporte do Leitor» está agora a começar. Colocámos hoje imensos cartazes e, pelo que soube, temos muita gente a procurá-lo. Portanto, estou convencida de que vai ter sucesso e, mesmo que não tenha o sucesso que gostaríamos que tivesse (ou seja, ter muita mais gente a ler), acho que a vida é sempre feita de pequenos sucessos e, portanto, se alguns meninos desta Escola, que não liam, passarem a ler, para mim é um sucesso… Nem que seja um só…


VM — Os alunos que completarem o Passaporte, como disse anteriormente, irão ganhar um prémio. Será que nos pode dizer qual é?

EP — Não. O prémio é sempre segredo!


Entrevista conduzida por Andreia Santos (9º A)

Fotos de José Assunção (8º A)