quarta-feira, 30 de março de 2011

Oficina de Escrita Criativa



Esta oficina decorreu na tarde de 3 de Março, inserida na nossa Semana da Leitura sob o tema Viagem. O ponto de partida para a escrita foi uma caixa com vários objectos. Cada aluno escolhia um objecto que considerasse útil para uma viagem e outro que embora não tivesse utilidade fosse especial e por isso gostasse de levar consigo.

Depois de descreverem os objectos e justificarem as razões da escolha foram convidados a imaginar a sua viagem, levando consigo os objectos escolhidos, construindo a sua narrativa de modo a dar-lhes protagonismo.

Alguns dos trabalhos surpreenderam pela originalidade. Eis aqui pequenos excertos de alguns textos.


“…Trouxe comigo um espelho que simboliza tudo o que vi e conheci até agora, e uma carta para escrever às minhas amigas…”

Ana Rita, 9º B


“Abro a porta e saio. O mundo é meu, sou dona de mim. Vou cantar, encantar, correr, saltar, vou divertir-me. Sou livre, livre como uma gaivota. Levo a minha sacola com uma caneta, um diário de viagem e a minha pedra da sorte…”

Andreia Gomes, 7º A


“Era uma vez uma menina chamada Carolina. Um dia Carolina, farta de viver todos os dias a mesma história, decidiu partir para Paris…”

Maria Lacerda, 5º A


“Deixaram-me no meio do nada, tinha apenas uma bússola, um diário, um lápis e uma mochila… Nem tinha o vestuário correcto para o local onde me encontrava. Estava provavelmente numa floresta com grandes árvores, erva alta e muita vegetação variada. Fazia um calor terrífico…”

Rúben, 8º B


“…O meu pai levantou-se, abraçou-me chorando e deu-me o seu objecto mais precioso, uma bússola. Eu chorei, por um lado por poder seguir o meu sonho, por outro por ter de deixar a minha família para seguir o meu sonho. Despedi-me deles e entrei no gigante que voa…”

Fernando Gomes, 8º B


“Estava muito atrasada, tão atrasada que me atrapalhava toda, caía-me tudo ao chão. Estava a tomar o pequeno-almoço, deixei cair a chávena, a colher…”

Tânia, 9º B


“A minha viagem acabou de iniciar-se. Levo um pequeno livro para apontar tudo o que se irá passar. Estou a um pequeno passo de entrar no avião. Relembro todos os momentos que passei aqui (caso não volte)…”

Angélica, 9º B


“Certo dia o arqueólogo Jonh Smith estava no seu helicóptero a sobrevoar um país qualquer do Continente Africano quando de repente o seu helicóptero foi atingido por tiros disparados por uma guerrilha africana. Dirigia-se para uma tribo antiga. Ia conhecer os seus costumes e tradições…”

Unal Topaloglu, 8º B


“Naquela manhã soalheira, abri a porta de casa e saí com as minhas malas na mão. Já tinha pedido a uma amiga para que me levasse ao aeroporto. Pedi-lhe também que estivesse em minha casa por volta das oito e meia da manhã e lá estava ela. Fechei a porta da casa e desci um a um os degraus da enorme escadaria que ligava a entrada ao jardim…”

Mariana Silva, 9º B


Estes são apenas excertos das histórias que os nossos aprendizes de escritor construíram. Se conseguimos despertar a vossa curiosidade de modo a vos termos criado o desejo de conhecerem o resto das histórias, é sinal de que os nossos alunos conseguiram mostrar que já são escritores.


E não faltou a Poesia. Como podemos ver nos exemplos que se seguem.

Esta viagem
Começa assim
Vou para onde quero,
Sou dona de mim.

Não quero dizer
De onde sou,
Só quero dizer
Para onde vou.

Vou para o norte
E para o sul.
Vou para a Noruega
E para África do Sul.

Levo uma pedra
Para me dar sorte
Pois não quero
Avistar a morte.

Levo a bússola
Para não me perder.
Quero voltar
Sem temer.

A minha viagem
Foi assim.
E finalmente chegou
Ao fim.


Beatriz Correia, 5º A


Para a minha viagem
Levo:
Um búzio para ouvir o som do mar
Um relógio para ver o tempo passar
Uma bússola para me guiar
Um lenço para me agasalhar
Um diário para os momentos passados recordar
Um ursinho de peluche para aconchegar
Um envelope para guardar a saudade.

Luís Pereira, Luana Jerónimo, Débora Silva e Mafalda Ferreira do 5º D