quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um «Fio Condutor»… de Escrita Criativa




Na passada quarta-feira, dia 16, o Centro de Recursos Educativos da Escola E. B. 2, 3 do Viso recebeu uma visita muito especial, nada mais, nada menos do que a da professora Ana Chaves (um dos rostos responsáveis por projectos de leitura e de escrita na Biblioteca Municipal Almeida Garrett), que dinamizou uma sessão de escrita criativa para os alunos da turma 6º A.

A iniciativa integra o plano de actividades do projecto «Fio Condutor» (da responsabilidade do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal do Porto), constituindo a escrita criativa uma das “acções” previstas, neste caso (e atendendo ao ano escolar) tendo por tema a água.



Assim, durante dois tempos lectivos, os alunos participantes puderam exercitar técnicas de escrita arrojadas e lúdicas, através das quais lhes foi propiciada uma reflexão sobre o meio ambiente e sobre a importância das palavras.

A professora Sílvia Portela (Agenda 21) declarou que “Os alunos gostaram muito deste ateliê de escrita criativa e vão agora, nas aulas de Língua Portuguesa, desenvolver o tema em estudo (a água) à luz das técnicas de escrita aprendidas. Valeu bem a pena, até porque são iniciativas deste tipo que ligam os alunos às temáticas que realmente importam e que lhes dão destrezas de cidadania.”