
O filme «Cyrano de Bergerac» foi exibido na nossa Biblioteca/ Centro de Recursos, no dia 14 de Fevereiro último, coincidindo com a abertura da exposição das Cartas de Amor, escritas pelos alunos do 2º e 3º ciclos, numa homenagem à carta e ao amor.
Recorde-se que este filme (realizado por Jean-Paul Rappeneau e inspirado na vida e obra do famoso escritor francês, cuja existência literária muito deve a Edmond Rostand) aborda de uma forma sublime o amor, “aquele que se alimenta da beleza das palavras e que só se sacia com a música das sílabas, com o ritmo das frases que, belas e expressivas provocam os sentidos”, explica-nos a professora Ana Paula Alves.
Quanto à intriga, resumamo-la sucintamente: quando Roxana se apaixona por um jovem belo, que também a ama, não se contenta com a sua beleza física e juventude. Exige-lhe as palavras que ele, por ignorância e timidez é incapaz de lhas dar. É então que Cyrano, homem possuidor de um nariz disforme, escreve as cartas que o jovem há-de endereçar à amada. É Cyrano que, na confusão da noite, lhe dirige as palavras que ela deseja ouvir, pensando ser o seu jovem e belo amado.
Nesta comédia de enganos, Roxana amará, acima de tudo, a beleza e a força das palavras. Um bom tema para reflexão, sem dúvida!