segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

«O Meu Livro de Cabeceira»




O livro que escolhi para o projecto “O Meu Livro de Cabeceira” foi o “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, uma obra de ficção (do género fantástico) escrito por J. K. Rowling.

Este título foi lançado em datas diferentes: no Reino Unido foi lançado no dia 30 de Junho de 1997, mas em Portugal só foi lançado 14 de Outubro de 1999. Ele convida o leitor a imaginar uma vida diferente, uma vida de “magia”. Apesar de parecer juvenil, acho-o um livro para todas as idades (dos mais pequenos aos mais velhos).

Acho-o uma boa escolha, porque é um livro que faz sentir ao próprio leitor as aventuras do livro, tal e qual como se as estivesse a viver. É também bastante fácil de ler, visto que não contém vocabulário muito complicado e usa a ironia e o sarcasmo e diversas situações cómicas.

Vejamos alguns exemplos do que mencionei:

“— E quando voltasse encontrava a casa em ruínas? -Perguntou ironicamente.

-Eu não destruo a casa – disse Harry, mas ninguém o ouvia.”

*

“— Eu…não… quero… que… ele… venha! - gritava Dudley entre enormes gritos de pretenso choro. Ele estraga… sempre… tudo!

Lançou a Harry um sorriso maldoso enquanto a mãe o abraçava.”

*
“Harry sentou-se no chão e suspirou. O vidro da jaula da boa Constritor tinha desaparecido. A enorme serpente desdobrava-se, deslizando pelo chão. Toda a gente que estava na casa dos répteis gritava descontrolada e corria para as portas de saída.

Quando deslizou para perto dele, Harry poderia jurar ter ouvido uma voz sibilante a dizer:
- Basssil, estou chegando. Obrigado, amigão.

O guarda da casa dos répteis estava em perfeito estado de choque:

— Mas o vidro? - repetia sem entender. — para onde foi o vidro?”

A qualidade desta obra e muito boa não merece quaisquer dúvidas, o que se comprova tanto pelo número edições lançadas e de número de leitores.

Tiago Mendes (nº 19, 9º C)