segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

«Clube da Matemática» apresentado no Centro de Recursos



O Centro de Recursos da Escola E. B. 2, 3 do Viso foi palco escolhido para uma reportagem da RTP, na passada sexta-feira, dia 21, com os alunos da turma do 9º B, tendo em vista a demonstração das potencialidades pedagógicas do site do Clube da Matemática, coordenado a nível nacional pelo professor Carlos Marinho (docente de Matemática no nosso Agrupamento).

Este Clube foi criado em 1 de Janeiro de 2011, resultado de meses de preparação no âmbito da Sociedade Portuguesa da Matemática (SPM), estando alojado no endereço www.clube.spm.pt. Trata-se de um espaço virtual, onde se compilam duas dezenas de separadores, com destaque para os do «Clube Entrevista», «Eixos de Opinião», «Contar uma História de Matemática» ou «Função: Identidade».

Carlos Marinho explicou a importância deste site: “É uma ferramenta da SPM, com diversos objectivos, que passam essencialmente, não por ensinar a Matemática de forma analítica, mas explicando a matemática de um modo mais simples e divertida. Queremos aproximar a sociedade, em geral, da Matemática. Eu costumo recordar que a Matemática tem muitos problemas, mas normalmente também tem as melhores soluções e, que todos nós temos um matemático dentro de nós”.

O portal foi criado de raiz, apresentando rubricas novas, todas elas designadas por termos de conotação matemática. “É um espaço diferente, onde podemos acrescentar conhecimentos matemáticos e de outras áreas científicas”, afirmou o Coordenador do projecto, que nos explicou ainda a orgânica da equipa que o assegura: “Somos uma equipa com um número interessante de pessoas de diferentes estádios de ensino que colaboram com o site. Diariamente temos sempre novidades. E não há só notícias da Matemática, mas das outras Ciências (por exemplo, da Astronomia, da Medicina, Design, Advocacia, Filosofia, Ciências da Educação). Temos também 4 crianças (dos 9 aos 16 anos) a escrever uma vez por mês artigos sobre tudo o que envolve a Matemática. Da nossa Escola temos a aluna Ana Moreira (9º B). Quanto a professores, colabora connosco a professora Ana Paula Allen, de EVT,”, disse-nos.

Viajando pelo site compreendemos rapidamente as razões por que está a ser clicado, neste momento, em 25 países, facto que atesta a sua procura e o interesse pela Matemática: o menu é aliciante, tal como o grafismo e o conteúdo publicado. Nele podemos, por exemplo, dar-nos das potencialidades literárias desta disciplina. Assim, 6 matemáticos portugueses (docentes universitários e o próprio Coordenador) vêm escrevendo um conto matemático, cujos avanços podem ser lidos no portal.

Haverá também mensalmente uma entrevista “matemática”. Neste primeiro mês de vida, o Clube entrevistou Domingos Paciência (treinador do Sporting de Braga). Neste portal, dá-se ainda destaque a professores da disciplina dos vários estágios de ensino e dos diversos estabelecimentos do país, focando aqueles que no anonimato do dia-a-dia contribuem com o seu profissionalismo e abnegação para o ensino da Matemática, na rubrica “Função: Identidade”.

Como disse Pitágoras, “Tudo são números”, nessa perspectiva, o Clube de Matemática da SPM pretende articular e ir ao encontro de todas as ciências que envolvem a Matemática.