quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Acção de formação no âmbito da Leitura



Terá lugar na próxima segunda-feira, dia 24, a acção de formação «Ensinar a ler… formar leitores», destinada a todos os professores de Língua Portuguesa (2º ciclo) e professores do 1º ciclo do nosso Agrupamento.

A sessão decorrerá no Centro de Recursos da Escola E. B. 2, 3 do Viso, a partir das 18h00 e será dinamizada por Fernanda Leopoldina Viana, docente da Universidade do Minho (Instituto de Estudos da Criança), psicóloga e uma das vozes mais autorizadas no que concerne à formação inicial e contínua de educadores de infância e professores do 1º ciclo do ensino básico, designadamente no domínio da competência da Leitura.

Para a professora Emília Pinho, “O objectivo desta acção de formação é o de chamar a atenção dos professores para o ensino da leitura, para o ensino da compreensão da leitura, para o sucesso escolar de um modo geral, visto que a leitura é crucial para a aprendizagem de qualquer indivíduo, é a base de toda a formação pessoal. Neste sentido, a acção de formação que vamos levar a cabo é extremamente importante. Tal como a sua designação o sugere, não há leitores sem uma formação de base no domínio da leitura!”