segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

«Encontros com Livros» e «Hora do Conto»



Estamos a aproximar-nos do final do primeiro período, altura em que o frio aperta e com ele a vontade de ler junto da lareira ou junto de um aquecedor. O Inverno está à porta, sendo por isso uma época em que a leitura íntima e recatada apetece mais!

A nossa Biblioteca, entretanto, continua a dinamizar os projectos «Encontros com Livros» e «Hora do Conto», sugerindo e estimulando leituras complementares ao que em cada disciplina é ensinado. Estamos também já muito próximos da primeira fase do Concurso Nacional de Leitura, a qual decorrerá em Janeiro (dia 5), conforme aqui noticiámos.

No âmbito da «Hora do Conto», os alunos do 5º ano puderam na última quinzena ouvir o romance tradicional «Bela Infanta», segundo a versão recolhida por Almeida Garrett. Tratou-se de um momento muito especial, por representar uma primeira abordagem à obra do escritor, tendo por isso sido feita uma contextualização da sua vida e obra, em particular do seu «Romanceiro» tradicional.

Da leitura feita, alunos e professores partiram seguidamente para uma dramatização do texto, actividade muito apreciada por todos.

Relativamente ao projecto «Encontros com Livros», neste mês os alunos do 6º ano tiveram a oportunidade de ler o conto “O Segredo da Menina Morta”, incluída em «Três Histórias de Amor», de Álvaro Magalhães, a que segue em Dezembro a história “Natal no Hipermercado” do livro «Há Sempre Uma Estrela no Natal» de Luísa Ducla Soares.

Os colegas do 3º ciclo, depois de em Novembro terem lido «Uma Questão de Ana Saldanha», iniciam este mês a leitura do conto “Singularidades de uma Rapariga Loira” de Eça de Queirós, conto que integra a conhecida antologia vindo a lume em 1902.”