quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sessões da «Hora do Conto» e «Encontros com Livros»



A nossa Biblioteca continua a receber os alunos do 2º e 3º ciclos, em sessões de leitura que contam com um entusiasmo cada vez maior dos alunos, facto que se comprova pelo estilo de participação e discussão das obras lidas nas sessões da «Hora do Conto» (5º ano) e «Encontros com Livros» (6º, 7º, 8º e 9º anos).

Assim, aos colegas mais novos espera-os, nesta quinzena, a audição de «A Vassoura Mágica» de Luísa Ducla Soares e Paula Oliveira. Depois da audição desta narrativa, os alunos devem registar a sua opinião no «Livro da Hora do Conto», imaginando, depois, uma aventura sua, em que deverão efabular o que lhes aconteria se lhes fosse oferecida uma vassoura mágica.

Para o 6º ano, e já no âmbito do projecto «Encontros com Livros» está prevista a leitura, nas aulas de Estudo Acompanhado, do livro «Três Histórias de Amor» de Álvaro Magalhães (e ilustrações de António Modesto), enquanto os alunos do 3º ciclo devem ler «Uma Questão de Cor» de Ana Saldanha (ilustrado por José Miguel Ribeiro). Recorde-se que a estes alunos é pedida a leitura autónomo dos livros aconselhados, devendo mais tarde, no próximo mês, discutir a sua leitura em contexto de livre interpretação, no Centro de Recursos.