segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Concurso «Cherub – Caça ao Tesouro»



Decorreu na Escola E. B. 2, 3 do Viso na semana de 15 e 19 de Novembro último o «Concurso Cherub – Caça ao Tesouro», certame patrocinado pela Porto Editora e que decorreu em apenas dois estabelecimentos de ensino a nível nacional (um em Lisboa e outro nesta Escola).

Tratou-se de um concurso temático, que pretendeu homenagear o escritor inglês Robert Muchamore, autor da série «Cherub», uma colecção de livros para adolescentes, que narram a história de uma divisão dos Serviços Secretos Britânicos, constituída por agentes com idade igual ou inferior a 17 anos, todos eles órfãos. De acordo com o site oficial, desde o lançamento de O Recruta (The Recruit), já foram vendidos mais de um milhão de livros em todo o mundo. Depois do grande sucesso no Reino Unido, os livros foram lançados nos E.U.A., na Nova Zelândia e na Austrália, e foram transcritos em várias línguas como Francês, Espanhol, Russo e Português.

O objectivo deste concurso, na Escola E. B. 2, 3 do Viso, foi o de divulgar a obra de Muchamore, passando assim por um registo no site oficial português, (em www.mundocherub.com) e, após essa inscrição, desvendar as pistas fornecidas no referido site. As respostas encontravam-se nas 7 obras já editadas.



Recorde-se que o local escolhido para coordenar este processo foi o Centro de Recursos, onde se reservou um espaço para o efeito. Ao todo participaram mais de duas dezenas de alunos, naquela que “foi uma iniciativa única ao nível da divulgação desta obra”, de acordo com o professor José Ribeiro Cardoso. O mesmo referiu ainda que “Os alunos cumpriram a missão, dentro do prazo estabelecido”, deixando agradecimentos ao Centro de Recursos, especialmente à professora Emília Pinho, à D. Rosário e à animadora Carla Cunha, e também à Porto Editora, em particular a Licínio Tavares, Orlando Rego e Raquel Loureiro, por terem endereçado à Escola este convite.



Todos os alunos participantes receberam entretanto, no passado dia 26, um cheque-vale, um livro da colecção e pósteres, tendo os vencedores (os dois primeiros classificados) recebido ainda t-shirts. Na cerimónia de entrega dos prémios estiveram presentes a Coordenadora da BE/CRE, o professor José Ribeiro Cardoso e Raquel Loureiro, em representação da Porto Editora.

Venceram Gonçalo Lopes (nº 10 da turma 9º A) e Sérgio Miguel Sousa (nº 17 da turma 5º C). Com quatro respostas correctas, foram ainda apurados os alunos Doriano Sousa, Fábio Sousa e Andreia Santos (9º A), Ana Raquel (7º B), Joana Filipa Teixeira e Unal Topaloglu (8º B), Vítor Cruz e Paulo Teixeira (5º C).