segunda-feira, 25 de outubro de 2010

«Dia Internacional das Bibliotecas Escolares»



Outubro é, desde 2008, o mês escolhido pela International Association of School Librarianship (IASL) para lembrar em todo o mundo o importante papel das bibliotecas escolares na formação do indivíduo. Assim, e independentemente do dia, será nele sempre assinalado o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares.

Em Portugal, a data é lembrada hoje, dia 25, tendo por mote o tema escolhido pelo IASL em 2010: “Diversidade, Desafio e Mudança — tudo isto na Biblioteca Escolar”.

A nossa BE/CRE assinala este dia e semana (até à próxima sexta-feira, dia 29) com um conjunto de actividades de promoção do espaço da Biblioteca, designadas «O MUNDO NA BIBLIOTECA». Assim, decorre já um «BiblioPapper», destinado a todos os alunos do 2º e 3º ciclos, e formandos dos cursos CEF. Aos participantes é pedida (através de um guião próprio) a resposta a um conjunto de questões genéricas, devendo estes proceder a pesquisas em materiais de suporte papel (livros, enciclopédias, jornais) e suporte digital (na Internet). Devem, do mesmo modo, mostrar competência na procura dos recursos multimédia disponíveis.

O jogo tem como objectivo estimular nos alunos a tomada de consciência para a variedade de documentos e recursos disponíveis na BE/CRE (em permanente crescimento) e de chamar a atenção para os cuidados a ter em conta aquando das pesquisas na Internet (à semelhança do que vêm ensinando as sessões de literacia, igualmente promovidas pela nossa Biblioteca). Nesse sentido, será distribuída oportunamente a todos os alunos um guia em formato de desdobrável, sobre «Como elaborar uma Bibliografia», integrado na planificação das referidas sessões de literacia.

Deixamos o horários das sessõs para todas as turmas:
Horário
View more documents from jrlopes7.