quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Semana da República (Programa)



A Escola E. B. 2, 3 do Viso prepara-se para comemorar o primeiro Centenário da Implantação da República, com uma Semana repleta de actividades e um Concurso temático, nas modalidades de Escrita e Ilustração.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 4, será inaugurada, na Biblioteca/ Centro de Recursos, uma exposição relativa aos principais rostos republicanos no Porto, bem como à imprensa da época e aos factos principais associados ao dia 5 de Outubro de 1910. A exposição, que conta com o apoio do Museu da Imprensa do Porto, estará patente até ao dia 8 e será visitada por todas as turmas.

Ainda no dia 4 (e também até ao final da semana), os alunos poderão participar nos «Desafios Republicanos», um pequeno desdobrável sobre a República, com perguntas que implicam o uso correcto dos recursos da Biblioteca, isto em horário livre.

No dia 6 de Outubro, haverá nos intervalos da manhã (entre as 09h50 e as 10h05) e da tarde (entre as 15h00 e as 15h10), uma recriação do momento da Proclamação da República junto ao portão da Escola, a cargo do aluno Gonçalo Lopes (9º A).

Finalmente, no dia 8, terá lugar o debate «Prós e Contras da República» na BE/CR, evento com início agendado para as 08h20, e que se destina aos alunos do 9º A e do 9º C ano.