segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Sítio do Centenário da República



A uma semana de assinalarmos o primeiro Centenário da República, multiplicam-se as homenagens e celebrações desta data fundamental na História do nosso País. Nesse sentido, foi criado um portal na internet, a cargo da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, onde todas as iniciativas oficiais serão dadas a conhecer, bem como o trabalho levado a cabo nalgumas escolas para assinalar o dia 5 de Outubro de 1910.



O sítio apresenta um importante menu, onde os visitantes poderão consultar informações valiosas sobre «História e Memórias», onde podem usufruir de uma verdadeira «Galeria Multimédia», conhecer os «Roteiros Republicanos» (em particular museus e instituições associados ao movimento republicano) e ficar a par do «Programa Oficial» destas Comemorações, bem como dos «Sites do Centenário» existentes.



De fácil manuseio e com informação arrumada, este portal permite aos cibernautas pesquisar, através de um conjunto de separadores dedicados a «Biografias», «Cronologia», «Fontes e Bibliografia», «Iconografia», «Sítios Web e Recursos Digitais», todos os pormenores históricos que conduziram ao fim da Monarquia e sobre os protagonistas da grande reviravolta política que Portugal sentiu no início do século XX.



Neste portal, é possível fazer uma inscrição e receber todas as novidades, através da subscrição da «Newsletter». Por se tratar de um sítio relevante, aconselhamo-lo vivamente a todos os nossos alunos e professores, podendo ser um óptimo preparativo para a Semana da República que vamos levar a cabo, bem como para o concurso temático que decorre até 31 de Outubro na nossa Escola, dedicado precisamente à Implantação da República.