segunda-feira, 19 de julho de 2010

Agrupamento do Viso no Encontro aLer+, em Lisboa



O nosso Agrupamento participou nos passados dias 2 e 3 no Encontro aLer+, em Lisboa, representado pela Professora Bibliotecária, Ana Paula Alves; pela Educadora e elemento da equipa aLer+, Ana Barroca, e pela Directora, Ana Farinha.

Coube à professora Ana Paula Alves a apresentação do projecto de leitura do nosso Agrupamento, tendo na sua comunicação começado por lembrar a importância do livro na formação das crianças:

“Nos anos de 2009 e 2010, nos alvores do século XXI, ainda temos crianças no 1º Ano, que quando, no âmbito do Ler Para Vencer, receberam um livro de oferta, choraram de comoção porque nunca, mesmo nunca, lhes tinham oferecido um livro.

Neste alvor do século XXI temos mães que se recusam a contar histórias aos seus filhos de tenra idade, que ainda frequentam o Jardim de Infância, invocando que já são muito crescidos.

Ou não fôssemos, nós, um agrupamento TEIP em que as famílias dos nossos alunos têm uma fraquíssima escolarização e índices baixíssimos de literacia…”

Os trabalhos, que contaram com a participação de perto de duas dezenas de agrupamentos e estabelecimentos de ensino, de Norte a Sul do País, bem como da Ministra da Educação, Isabel Alçada; da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Teresa Calçada; e do Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, centraram-se nas práticas levadas a cabo nas escolas enquanto estratégia de valorização da leitura.


Assim, Ana Paula Alves explicou que “No nosso contexto em que muitos dos alunos têm sérias dificuldades na leitura, alguns ainda soletrando, proporcionar-lhes a oportunidade de ouvir ler e contar histórias pareceu-nos ser uma estratégia interessante, enquanto motivadora para a leitura, porque sabemos de antemão que uma criança enquanto não se apropriar das técnicas de leitura, adequadas à sua faixa etária, não desenvolverá nunca o gosto pela leitura e, portanto, comprometerá irremediavelmente as aprendizagens futuras. Além do mais sabemos que as leituras orais feitas pelo professor, enquanto mediador, têm um impacto positivo na compreensão oral e escrita bem como no enriquecimento vocabular e conceptual, propiciadores de inferências de sentidos.”

A mesma recordou que “Para fazer face e dar resposta a esta situação o nosso Projecto Educativo inicia os seus oito grandes princípios e objectivos educativos com um, basilar: Desenvolver as competências leitoras.

Num discernimento de que sem competências leitoras todos os outros objectivos seguintes, não serão possíveis de atingir: o sucesso escolar, a igualdade de oportunidades, o trabalho, a disciplina, a solidariedade. A tudo isto a leitura e a competência leitora são transversais.

O Projecto aLer+ veio dar outra dimensão ao que já estava delineado no Projecto Educativo. Veio unir todo o Agrupamento num projecto comum, neste caso sob o lema Entra na Onda da Leitura!”



Do Programa deste Encontro fizeram parte diversos painéis temáticos, a propósito do papel da Biblioteca Escolar enquanto instrumento de implementação do projecto aLer+, ou seja, como estímulo e meio de envolvimento da comunidade educativa, como dinamizador de novas tecnologias, na articulação com o currículo e na promoção da leitura.

O nosso Agrupamento integrou um painel de trabalho, junto com a E. B. 2, 3 de Alpiarça, E. B. 2, 3 de Arouca, ES/ 3º ciclo de Vila Nova de Poiares e E. B. 2, 3 Milheirós de Poiares, subordinado ao tema «Articulação com o currículo».

Para a nossa representação, as palavras são poucos para situar a importância da competência leitora. Parafraseando Carlos Drummond de Andrade, a professora Ana Paula afirmou: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer mas por incrível que pareça, a quase totalidade, não sente esta sede.”