quarta-feira, 16 de junho de 2010

Agrupamento do Viso participa no projecto comum de leitura da Biblioteca Almeida Garrett




O Agrupamento do Viso participou no projecto de animação comum de leitura, entre a Biblioteca Almeida Garrett e as Escolas do Porto, dedicado este ano lectivo ao «Romance da Raposa», obra de Aquilino Ribeiro onde perpassam ideais da República, no ano em que se comemora o centenário da sua implementação.

Os nossos alunos participaram com trabalhos escritos, integrados, desde o dia 1 de Junho, numa exposição colectiva, patente naquela Biblioteca, onde se mostram igualmente objectos alusivos àquele livro de Aquilino.



Ontem, dia 15, alunos dos 3º e 4º anos da E. B. 1/ JI do Viso apresentaram um teatro de sombras, recontando o quarto capítulo do «Romance da Raposa», tendo para esse efeito construído as figuras das personagens e gravado de antemão as suas vozes.

Por sua vez, os alunos do 5º A da E. B. 2, 3 do Viso fizeram uma dramatização do terceiro capítulo do «Romance da Raposa», performance muito elogiada e que teve na assistência, entre outros, os colegas do 5º C (que colaboraram neste projecto com o texto “A Salta-Pocinhas vai para a Cidade”).



No dia 14, segunda-feira, os alunos do 3º ano da E. B. 1/ JI das Campinas cumpriram uma visita à Biblioteca Almeida Garrett, depois de terem participado (junto com os seus colegas do 4º ano) numa actividade de escrita criativa, com desenhos e poemas sobre as personagens do «Romance da Raposa» e, muito especialmente, a propósito das aventuras vividas por Salta-Pocinhas, a “raposeta matreira, fagueira, lambisqueira”…

Todo o trabalho levado a cabo pelos professores e alunos dos 3º, 4º e 5º anos foi muito elogiado pelos responsáveis daquela Biblioteca e pela assistência.