quarta-feira, 21 de abril de 2010

Hora do Conto



A «Hora do Conto» é dedicada, nesta quinzena, em grande medida à bibliografia de António Torrado, com os alunos dos 5º, 6º e 7º anos a terem oportunidade de ouvirem ou reouvirem histórias que povoam o seu imaginário de leitores.

«O Menino Grão de Milho» é a proposta para o 5º ano, obra que conta com ilustrações de Pedro Nogueira; «Dom Pimpão Saramacotão e o Seu Criado Pimpim» é o livro escolhido para o 6º ano, sendo o texto ilustrado por Susana Oliveira; para o 7º ano, foi seleccionado de «Donzela Guerreira» o conto “Donzela que Vai à Guerra”, conto ilustrado por Fernando Fragateiro.

Como é habitual, os alunos, depois de escutarem o seu conto, são convidados a partilhar a sua opinião no Livro da Hora do Conto e a produzirem uma ilustração sobre ela. Os mais novos, do 5º ano, poderão continuar a história do Menino Grão de Milho, imaginando outra aventura sua; os colegas do 6º poderão imaginar a continuação da história, com Dom Pimpão já emendado; por sua vez, aos colegas do 7º ano, será pedida a elaboração de uma narrativa, onde se conte a história de um amor difícil, igual ao da Donzela Guerreira.

Nesta quinzena, as turmas do 5º A e do 5º C terão a oportunidade de ouvir um excerto do belíssimo «Romance da Raposa» de Aquilino Ribeiro, obra que de resto está a merecer uma leitura orientada em contexto de aula, em todas as turmas desse ano.