segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hora do Conto



São da autoria de José Jorge Letria e de Herman Hesse os textos seleccionados esta quinzena para a Hora do Conto: do primeiro “O Sultão Ali Kate e o Tapete Voador”, retirado do livro «Contos do Tapete Voador» (edição ASA); do segundo “O Lobo”, publicado em «As Mais Belas Histórias» (Editorial Notícias).

Aventura, imagens poderosas, a angústia da sobrevivência olhado pelo prisma de um animal, eis alguns ingredientes que povoam a história de Hesse, destinada aos alunos do 7º ano. Também o lobo regressa, animal habituado às andanças da ficção literária, mas agora na pele da vítima, da presa do Homem.

Hesse deslumbra-nos com o relato de uma alcateia faminta nas encostas das montanha suíças, junto do Jura, em particular, de um lobo sobrevivente e aniquilado de modo inglório, depois de várias fugas à morte. Talvez por isso, a Equipa da Biblioteca venha propondo aos alunos-ouvintes deste conto um texto opinativo, em que expliquem as diferenças deste com o lobo tradicional dos contos de fadas, e mostrem a sua opinião sobre a acção ambientalista em defesa do lobo, podendo ainda, em alternativa, apresentar um desfecho diferente para a história.

Os mais novos poderão divertir-se com o “voo” do sultão Ali Kate, “o mais poderoso e rico de todos os sultões que viviam no deserto”. Trata-se de uma das quatro narrativas que compõem este livrinho, escrito por José Jorge Letria e ilustrado por Rui Truta.

Como complemento de leitura, os alunos do 5º e 6º anos, poderão ilustrar o conto escutado, deixando a sua opinião no Livro Ilustrado da Biblioteca. É-lhes pedido, igualmente, que partir da frase “Os livros de histórias falavam verdade e isso fazia dele outro homem”, mostrem quais livros deixaram em si uma marca profunda e as “verdades” por eles impressas, podendo, em alternativa, narrar os sonhos que gostariam de realizar.