quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Hora do Conto…


Foto: Equipa da Biblioteca

Para assinalar a passagem do Dia de S. Valentim, a Biblioteca Escolar tem vindo a promover sessões da Hora do Conto dedicadas ao amor célebre de D. Pedro e Dona Inês de Castro, através da projecção em power point de um trabalho multimédia, com imagens alusivas e com a audição da leitura do conto «Namorados … como Pedro e Inês», da autoria do Professor João Ricardo Lopes e aqui publicado oportunamente.

A reacção dos alunos a estas sessões tem sido muito emotiva, por parte dos alunos do 2º e do 3º ciclo, como o comprovam os seus comentários no «Livro da Hora do Conto»: “O amor de Pedro e Inês era proibido e mais valioso do que o ouro.” (Miguel Pinheiro, nº 14, 5º A); “Percebi que mesmo depois de morta, D. Pedro continuou a amar Inês.” (Jorge, nº 11, 5º B); “Nem a morte consegue separar um grande amor.” (Andreia Amorim, nº 3, 6º E); “Eu achei a história romântica, porque, mesmo depois da morte de D. Pedro e de D. Inês, ficaram os dois juntos no Mosteiro de Alcobaça” (Ana, nº 1, 6º B); “Gostei muito da história, porque entendi que o amor vence tudo. A música a condizer está muito interessante!” (Fábio, nº 8, 7º A); “Eu também gostei bastante da história, por ser verídica, romântica, trágica e pela bravura e coragem de Pedro e Inês. Para mim é a história mais real de um amor proibido e lindo. E por muito que tentassem acabar com o amor destes dois, ele era mais forte do que todos os outros e do que todas as coisas. Só uma morte poderia acabar com esta história linda.” (Andreia, nº 4, 7º A).

Esta sessão será oportuna e excepcionalmente apresentada aos alunos do 9º ano, visto apresentar uma perspectiva diferente e intertextual do episódio de Inês de Castro de «Os Lusíadas», de leitura obrigatória neste nível escolar.

Professora Elisa Ascensão