TOP +

Exemplo de uma "boa prática educativa"

A equipa da Biblioteca Escolar atraiu os alunos para a leitura de ciência e transformou a biblioteca em laboratório. Ligando os livros às experiências é uma forma de cativar os nossos alunos para "o fascínio" da ciência. Leva-os a sentirem-se cientistas.
Foi o que aconteceu na escola sede e na Escola Básica N.º 2 do Viso. Aqui, até os pais quiseram ser cientistas...















































































Aprender pode ser divertido.
O "Khaoot!" veio para ficar na nossa biblioteca. Os nossos alunos que passaram pela experiência de o usar nas aprendizagens, acham que "é o máximo!". Usaram-no nas atividades relacionadas com a Internet Segura, em aula, em ocupação de tempos livres...
 Foi um sucesso!












COMEMORAÇÃO DO DIA DA INTERNET SEGURA



Em fevereiro transformámos o Dia da Internet Segura numa semana de sensibilização para a importância de sabermos usar, com algumas regras a Internet e as redes sociais, de modo a salvaguardarmos a nossa privacidade. As sessões foram orientadas pelo professor de TIC Joaquim Lopes apoiado por um grupo de alunos que trabalhou em aula aquele tema.
 As sessões foram muito participadas por diversas turmas e terminaram com "chave de ouro": um jogo por equipas através do programa Khaoot!









 PORDATAKIDS


No passado mês de novembro tivemos na Biblioteca uma sessão do PORDAKIDS, em que participou a turma do 6º B. Divididos em grupos disputaram um jogo realizado no computador, com perguntas sobre dados estatísticos da sociedade portuguesa. Apresentamos imagens dessa sessão com a equipa vencedora.






ENCONTRO COM BEATRIZ LAMAS OLIVEIRA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
COMEMORAÇÃO DO DIA DA CIÊNCIA


No passado dia 22 de novembro, a escritora Beatriz Lamas Oliveira veio à Biblioteca da nossa escola para uma conversa com os alunos.
Falou sobre os seus livros, principalmente  O Clube das Efes, que é um livro sobre doninhas. Mostrou-nos imagens e os seus desenhos e respondeu a perguntas que os alunos lhe colocaram.
Ficámos a saber que se licenciou em Medicina e que desenha e pinta os seus livros. Explicou-nos que O Clube das Efes é constituído por doninhas-anãs que são os mamíferos carnívoros mais pequenos de Portugal e a ação desenrola-se numa aldeia escondida, entre Douro e Minho, onde não circulam carros nem se lançam foguetes nem se ouve música alta. Estes cuidados são para defender as pessoas e todos os animais que ali vivem, de modo a preservar o equilíbrio entre todos os seres vivos na natureza.
Todos quisemos saber que aldeia era e onde ficava exatamente, mas a autora não revelou, em respeito pelos moradores que querem manter a calma e a paz naquela aldeia.
De seguida, a escritora autografou os livros adquiridos pelos alunos e professores. Antes de sairmos ainda pudemos admirar os lindíssimos trabalhos em aguarela feitos pela autora para ilustrar os seus livros.



Notícia escrita pelos alunos do 6º A, na disciplina de Português

















Doninha oferecida pela escola e entregue pela delegada e sub-delegado do 6ºA


Doninha em aguarela  - criação de Beatriz Lamas Oliveira



Visita à Biblioteca Almeida Garrett

As turmas do 4ºA e 4ºB da EB1 do Viso fizeram uma visita à Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Aqui deixamos o testemunho dos alunos do 4ºB.

No dia 4 de novembro fomos visitar a Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Saímos da escola às 9h15, na camioneta da Câmara Municipal do Porto. Passámos pela marginal e vimos a foz do rio Douro.
Quando chegámos à biblioteca fomos recebidos pela Dr.ª Ana Chaves que nos levou para uma sala, onde conversámos sobre os contos O Gigante Egoísta e O Príncipe Feliz de Oscar Wilde. De seguida fomos para a biblioteca infantil, onde nos leu a história O Elefante-Cor-de --Rosa de Luísa Dacosta. Fomos depois lanchar ao bar, para finalmente fazer uma visita guiada à biblioteca.
Despedimo-nos da Dr.ª Ana, muito felizes, por termos feito atividades interessantes num espaço tão bonito.








Ensino Interativo das ciências

No passado dia 8 de setembro tivemos na nossa biblioteca o professor Paulo Simeão da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e Marcelo Rodrigues, professor de Ciências Físico-Químicas, para uma ação denominada Ensino Interativo das Ciências. Participaram todos os professores de Ciências e de Matemática, e a equipa da Biblioteca Escolar.
Esta ação insere-se no projeto Ciência na Biblioteca, iniciado no ano letivo passado e teve como parceria a Junta de Freguesia de Ramalde, a quem muito agradecemos.  
Nesta ação aprendemos como elaborar mapas conceptuais e ficámos sensibilizados para a importância das ligações entre os conceitos, fundamentais para a construção final da definição, sendo que esta deverá ser feita com a linguagem própria dos alunos. Percebemos, uma vez mais, que o que interessa mesmo é a compreensão dos conceitos e não a definição correta com linguagem perfeitamente científica.
  
_______________________________________________________________________

4 de Outubro - Dia Mundial do Animal

Todos os anos, a 4 de outubro, pelo mundo fora, se comemora o Dia do Animal. Multiplicam-se mensagens sobre a necessidade de defender e proteger os animais. Sabemos que o seu maior inimigo é o homem. Não basta dizer que se gosta muito de animais, que se tem um gato ou um cão em casa para fazer festinhas. Precisamos todos, em primeiro lugar, de cuidar do nosso planeta terra que é a grande casa onde habitam os animais. 
Vê o vídeo que aqui se apresenta sobre o salvamento de uma tartaruga vítima da poluição dos mares.

Salvamento de Tartaruga
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No âmbito da Semana da Leitura, decorrerão na Biblioteca Escolar as finais dos seguintes concursos:

- Declamação de Poesia - dia 18 de março;
- Narração oral - dia 19 de março

Nestas atividades participarão os alunos escolhidos na primeira fase do concurso, realizada  em diversas turmas, da pré ao 9º ano. 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Semana da Leitura decorrerá  entre os dias 16 e 20 de março, estando previstas diversas atividades.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
As sessões sobre Internet Segura decorrerão entre os dias 2 e 6 de Março, na Biblioteca da EB2,3 do Viso.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 Terminou a primeira fase de seleção  dos alunos vencedores do Concurso Nacional de Leitura, ou seja, a fase a nível de escola.
A segunda fase, a fase distrital, decorrerá na  Biblioteca Municipal Almeida Garrett, pela 9ª vez consecutiva,  no dia 21 de abril.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------