quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

O mundo que nos rodeia

 O mês de janeiro foi fértil em imaginação e criatividade. 

Subordinado ao tema "O mundo que nos rodeia", os alunos do 3.º Ciclo realizaram interessantes textos nos quais descreviam a paisagem imaginária que podiam observar através de uma janela, também imaginária, entreaberta e que se debruçava sobre um alegre casario, um rio azul e uma montanha misteriosa.

Aqui ficam alguns textos ilustrativos da criatividade dos nossos alunos.

Prof. Elisa Ascensão


 O mundo que nos rodeia

Da minha janela, vejo uma linda e bela paisagem que até parece uma passagem para um mundo perfeito. Quando a abro, sinto logo o bom aroma das flores e ouço o canto dos pássaros.

Perto de mim, consigo observar o verde vivo das plantas, algumas estão tão perto que até lhes consigo tocar. Vejo também o lampião que ilumina a rua todas as noites. Reparo no sorriso na face dos meus vizinhos a irem para o trabalho de manhã bem cedo. Este local é tão especial que dá vontade às pessoas de irem trabalhar.

Lá no fundo vejo nuvens feitas de algodão doce, montanhas e um rio que, no verão, é um grande ponto turístico. Toda a gente deseja banhar-se nas suas belas e maravilhosas águas cristalinas.

A paisagem da minha janela faz-me sentir livre e tranquilo. É tão boa que, para mim, observá-la até é um passatempo.

Gonçalo Monteiro, 7ºB


 O mundo que nos rodeia

        Todas as manhãs e todas as noites eu olho pela janela do meu quarto e contemplo o que está do outro lado e sinto alegria, satisfação e um pouco de curiosidade, curiosidade de saber o que se passa do lado de lá.

            De manhã, vê-se as montanhas, repletas de vegetação e animais, altas como os maiores arranha-céus. Mais perto, consigo também ver os meus vizinhos na varanda a regar as plantas, as ruas movimentadas e barulhentas cheias de pessoas, umas com pressa e outras a caminhar calmamente enquanto fazem compras nas muitas pequenas lojas que estão abertas já há muito tempo. Mais tarde, à hora do almoço, fica tudo mais calmo e dá logo para sentir o cheiro dos belos pratos preparados pelas famílias que sabem todas muito bem cozinhar.

            Quando o Sol cai e a Lua se mostra, vou fechar a janela para ir dormir e dou mais uma olhadela. Não há ninguém na rua e as lojas estão fechadas, o único cheiro que sinto é o das plantas, apenas oiço os pássaros e os morcegos, a voar à procura de algo para comer e as montanhas desaparecem, como se nunca tivessem lá estado.

Afonso Bento, 8ºB

                                                                                                                                   

                                                        O mundo que nos rodeia

Da minha janela, vejo uma paisagem que me traz calma, tranquilidade, sossego…

Vejo um candeeiro, flores e plantas verdejantes nas varandas das lindas casas e muitas mais coisas…Vamos começar por falar do candeeiro, o candeeiro é uma coisa que chama muito a atenção das pessoas que vêm a minha casa… Elas dizem que veio diretamente do filme da Rapunzel!! Outra coisa que me traz a sensação de paz são as plantas nas varandas das casas, são lindas e as casas têm cores suaves como o rosa claro, o bege, e a minha preferida, que é o azul claro.

Ao longe, um rio largo e cristalino, traz-me tranquilidade. No verão, vejo as crianças que se divertem a nadar como se fossem peixes.

Por fim, observo também uma montanha, onde muita gente da minha rua já subiu pelo menos uma vez na vida, tendo chegado mesmo até lá ao topo. Dali de cima, conseguimos ver quase a cidade inteira! É uma sensação muito boa mas também mete medo!

Enfim, o que quero dizer é que sou uma sortuda por ter a paisagem que tenho à frente do meu quarto.

Ariana Ramos, 8º A


O mundo que nos rodeia

Quando acordo, abro a minha janela, sentindo o vento fresco de fora, o céu nublado e a leve brisa fresca que me persegue sempre por todos os cantos.

Vejo as casas ainda fechadas, os prédios de um amarelo suave que contrasta com  o verde dos canteiros, mesmo em frente à minha casa.

Ao sentir a fragrância das flores que vejo e que cada dia vou descobrindo mais, fico com vontade de as abraçar.

Eu tenho sempre curiosidade do que o futuro nos traz, e tenho esperança que um dia talvez o vento se torne aconchegante e a luz do sol volte a brilhar.

Por outro lado, por vezes, vejo meus sonhos a serem realizados com algumas dificuldades, mas não consigo evitar de sentir medo de qualquer coisa dar errado.

Enfim, as ondas  do mar me acalmam e espero poder ver o sol novamente…

a partir da minha janela dos sonhos.

 Mónica, 8º A


       O mundo que nos rodeia    

         Da minha janela observo uma rua sossegada, as casas amarelas com algumas paredes cobertas de trepadeiras e as varandas com várias plantas e flores. À frente da janela há um candeeiro antigo.

          No rés-do-chão, das casas há lojas de lembranças do comércio tradicional local para os turistas que visitam a cidade.

             A rua aparenta ser estreita e desce até o rio. Do outro lado do rio, parece haver umas montanhas com plataformas de vinhas.

        O movimento da rua durante a noite e o dia é quase o mesmo, durante o dia há bastante movimento por conta dos turistas e pessoas locais que por ali passeiam. E de noite tambem é movimentado por conta de festas que acontecem à beira rio.

Paula Pereira, 8ºA


                                             O mundo que nos rodeia       

Da minha janela, eu vejo as casas que vão até ao rio, as plantas cheias de vida nas varandas das casas e o rio azul que se entende até o mar.

Eu sinto o vento fresquinho da manhã, o cheirinho de pão quentinho acabado de fazer e o pequeno-almoço que a minha mãe acabou de preparar.

Quando abro a janela e olho para baixo, vejo pessoas atarefadas a subir e a descer, a entrar e a sair, a subir e a descer, a entrar e a sair das casas beges e amarelas ou apenas pessoas sem preocupações a passear à beira do rio.

Enfim, quando abro a janela sinto-me inspirada para viver outro dia.

                                                                                                                             Renata Silva, 8ºA


                                O mundo que nos rodeia 

               Da minha janela eu vejo casas construídas ao longo da rua. No lado direito, observo um canteiro de flores verdes com vermelho penduradas nas varandas das casas. No lado esquerdo, vejo menos plantas mas é igualmente bonito.

                 No fundo, observo um lago com águas cristalinas rodeado por uma grande montanha que está escurecida por um nevoeiro misterioso.

                     Em baixo, na rua, as pessoas estão paradas a observar as montras das lojas e, no ar sente-se o perfume intenso das flores dos canteiros. Na praça, ouve-se o barulho das pessoas a falarem umas com as outras e, no minimercado, as pessaos provam as frutas e escolhem-nas com cuidado antes de comprar.

                 No rio, as crianças saltam para as águas quentes e cristalinas do lago, porque os dias e as noites de verão são quentes.

                 Este lugar desperta em mim muita felicidade e eu queria que o meu quarto tivesse esta vista porque gostava de ver sempre que quisesse.

Rodrigo Caetano, 8ºB