sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

 Vivemos tempos de incerteza e de preocupação.

Atualmente, a humanidade debate-se com os dilemas relativos à saúde do próprio homem e do planeta. Os cuidados a ter e as restrições sociais que todos devemos observar são problemas muito atuais que sensibilizam de modo muito especial os nossos jovens, os homens do futuro.

Aqui revelamos, em seguida, os melhores textos sobre o assunto que os alunos do 3.º ciclo foram convidados a escrever.

Vale a pena ler!

 

O mundo está nas nossas mãos

 

     Hoje em dia, há muita poluição no mundo. Os mares, os rios e o ambiente, em geral, estão cheios de lixo e plástico. A população não tem noção que o mundo poderá deixar de existir, devido às suas más atitudes ou condutas.

     Por esse motivo, ter cuidados com o ambiente é muito importante e uma prioridade nos dias de hoje, pois assim estamo-nos a proteger e a salvar o mundo de tanta poluição.

      O plástico e outros agentes poluidores, nos mares e nos rios, podem vir a matar os animais marinhos, pois são eles que vivem no mundo aquático e supostamente comem os resíduos que não devem. Por isso, devemos tomar medidas e cumpri-las efetivamente para salvar o mundo, tais como:

- Andar mais a pé e de bicicleta;

- Fazer a reciclagem;

- Utilizar os transportes públicos, como meio preferencial de locomoção, … entre muitas mais.

       Estas medidas e outras são muito importantes para poder fazer do mundo um mundo melhor, onde possamos viver todos de modo mais saudável.

                         

          Solange Correia, 9.º A

                                                                                               


O mundo está na nossa mão!

Quando ouvimos a palavra ”mundo”, pensamos logo em muitas coisas: Animais, pessoas, países, etc.

Infelizmente, o nosso mundo não está como devia estar: muita poluição, muitos animais em vias de extinção, aquecimento global, aumento da criminalidade….

Uma das causas da poluição é o plástico lançado nos oceanos. Milhares de animais marinhos morrem por dia por esse motivo.

Estudos dizem que até 2048 o mundo poderá ficar sem grande parte da vida marinha, por causa deste tipo de situação.

Outro aspeto que se está a agravar e que também envolve a poluição é o lixo espalhado pelas ruas. A cada dia que passa mais lixo há e, é lamentável que para muitas pessoas e para muitos governos este assunto não seja muito importante.

No entanto, é com esta poluição que se origina o aquecimento global.

O aquecimento global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera e é causada por emissões de gases que originam o efeito de estufa, devido a determinadas atividades humanas, especialmente à queima de combustíveis fósseis.

Para podermos melhorar este tipo de situações, para nós jovens podermos ter um mundo mais bonito e mais limpo no futuro, é preciso: reciclar, usar menos plástico, utilizar as energias renováveis mais intensivamente, reutilizar, deixar os oceanos e as ruas mais limpas, evitar andar de carro e andar mais a pé.

Isto é um pouco sobre as minhas opiniões e ideias para melhorar o mundo!


  Francisca Campos, 9.ºA

  

O mundo está na nossa mão!

 

Neste momento, o mundo assusta-me, pois há muitas coisas más a acontecer, tais como: o aquecimento global, a poluição, espécies animais e vegetais em vias de extinção, etc....
Acho que se as coisas continuarem assim, a situação pode piorar e se abater uma grande catástrofe sobre o mundo e a humanidade.

Se mudarmos algumas das nossas ações e atitudes, ainda poderemos evitar o pior. Aqui estão sugestões para melhorar o nosso planeta: utilizar energias renováveis com mais frequência e intensidade, reciclar o lixo e não o deixar na rua, economizar água, não usar tanto plástico, pois assim evita-se que prejudique os seres marinhos, diminuir o uso de carros e usar mais transportes públicos como o metro e o autocarro.
           Gostaria de aprofundar o assunto dos animais em vias de extinção, pois também é um tema que eu acho bastante importante e preocupante. Eles são extremamente importantes para a nossa existência, então é um dever protegê-los. Um dos aspetos do ser humano que mais os afeta é o uso do plástico. Penso que deveríamos reduzir as quantidades de utilização, substituindo-o por outro tipo de material menos nocivo para o ambiente e, principalmente, não o atirar aos oceanos.
           Para além disso, os seres humanos destroem o habitat das espécies e diminuem a sua população com a caça.
        A meu ver, isso é extremamente errado e deveria ser parado imediatamente.
        Estes são apenas dois dos vários motivos da extinção de espécies: a poluição e a caça.
        Em geral, penso que deveríamos todos fazer um esforço para mudarmos as nossas atitudes para com o planeta e assim, torná-lo melhor.


      Catarina Moreira, 9.°A