quarta-feira, 9 de dezembro de 2015


CIÊNCIA NA BIBLIOTECA


Nos meses de novembro e dezembro a Biblioteca deu destaque à ciência, aproveitando para comemorar, embora modestamente, o Ano Internacional da Luz. As turmas que participaram, em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e de Ciências Físico-Químicas, foram sensibilizadas para a importância da luz, desde o movimento das estrelas e dos planetas ou desde a fotossíntese, até às partículas de luz que servem de base para as tecnologias que são utilizadas no nosso quotidiano, como por exemplo a Internet.
Abordámos o tema da luz na literatura com excertos de A Vida Mágica da Sementinha de Alves Redol, o conto maravilhoso de origem inglesa João e o Pé de Feijão e excertos de As Mais Belas Coisas do Mundo de Valter Hugo Mãe.


Terminámos com uma experiência de sementeira de feijões em diversos vasos que colocámos em sítios diferentes da Biblioteca para estudarmos o fator abiótico em questão, a luz.

No fundo, para compreendermos que um simples feijão que cresce e se transforma em planta, é resultado de uma combinação mágica na natureza, tornada possível pela luz.





Deixamos as palavras dos nossos alunos 


“A luz é a coisa mais importante na Terra, pois se não houvesse luz os seres vivos não existiam.” 
 (Paulo, 7ºB)

“Sem a luz não havia flores."
 (Filipa Pinto)

"A Luz é uma imensa alegria que ilumina e traz magia ao meu dia."
 (Inês Romão, 6ºC)