segunda-feira, 27 de abril de 2015

Concurso Nacional de Leitura

     Tal como já tínhamos noticiado,no dia 21 de abril realizou-se a fase distrital deste concurso na Biblioteca Almeida Garrett. 
     Os alunos que representaram a nossa escola prestaram provas e viveram um dia de grande enriquecimento cultural e recheado de experiências únicas. 
     Puderam contactar com alunos de diferentes escolas do distrito do Porto e viveram as emoções próprias de quem está a participar numa sã competição.
 
        Para além de prestarem as suas provas, assistiram a um espectáculo  de poesia encenada, intitulado «adVERSUS», da companhia de teatro Andante, com poesias de diversos autores e onde a poesia foi apresentada como uma verdadeira terapia para as dores da alma, do coração e outras...
     De uma maneira  informal, os atores  convidaram elementos da assistência  que precisassem de curar algum destes males, e foi assim que as nossas alunas Soraia e Flávia subiram ao palco e receberem uma «receita».
 


     O nosso aluno Miguel, teve ainda a oportunidade de, nesse mesmo dia, frequentar, com mais 24 alunos de diversas escolas,  uma oficina de representação. Essa oficina teve por base o trabalho em torno de um excerto da obra  "A Montanha Lilás", de Pepetela, sendo a Felicidade o grande tema deste trabalho. 
     O resultado desta oficina foi a apresentação de uma peça teatral no auditório da biblioteca e destinada ao público presente. Esta  representação terminou com diferentes mensagens sobre a felicidade, feitas pelos alunos que participaram na oficina. 
 

      A frase criada pelo Miguel foi a seguinte:
 " Temos de ser felizes e aproveitar a vida, o que os outros pensam são apenas pormenores."

     Do programa deste dia constou ainda uma  visita guiada à exposição "You love me, you Love me not", patente na Galeria Municipal. 
 
      Com base nas provas escritas e orais foram elecionados dois candidatos do 3º Ciclo do Ensino Básico e dois candidatos do Ensino Secundário (efetivo + suplente) que irão representar o distrito do Porto na final nacional , no mês de junho, em data a afixar. São eles:

       3º ciclo - Rita Abigail Costa (da EB 2/3 Augusto Gil, Porto)- efetiva
                        Nara Gonçalves (EB 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira , Vila do Conde) - suplente 
Secundário - Andreia F. Martins ( Escola Secundária de Penafiel) - efetiva
                       Joana M. Rebelo (Escola Secundária Filipa de Vilhena,Porto) - suplente.

 

 Os nossos alunos gostaram tanto de ter vivido estes acontecimentos que manifestaram a vontade  de repetir esta  experiência no próximo ano, embora, é claro, estejamos confiantes que haverá  também novos candidatos para  participar nesta emocionante "viagem" no desenvolvimento de hábitos de leitura e consequente  participação na construção de um país mais informado e cívico.

Resta-nos deixar os PARABÉNS aos alunos que tão bem representaram a nossa escola neste concurso. Estamos muito orgulhosos do vosso trabalho!