quarta-feira, 3 de julho de 2013

Um momento inesquecível

No âmbito da avaliação interna do agrupamento, a equipa responsável pela autoavaliação lançou um desafio, no final deste ano letivo, aos alunos do 4.º e 9.ºanos de escolaridade que consistia num breve relato de “UM MOMENTO INESQUECÍVEL NA ESCOLA…”. Eis aqui alguns testemunhos dos nossos alunos:

 
“Eu estou agora no 4º ano; estive 4 anos com a professora Alaíde. Eu gosto muito dela, estive com ela esses 4 anos e acho que, ao longo desse tempo, ela foi sempre muito justa. A minha experiência foi boa. A português acho que sou boa aluna, aprendi a ler bem e escrevo bem e tenho uma letra legível. A matemática não sou tão boa a fazer cálculos e essas coisas que se fazem na matemática. Aprendi muito com a minha professora e colegas. Foi uma experiência boa.”
Mariana Jesus (4ºB)
EB1/JI do Viso

 
“Ao longo destes 4 anos fiz muitas coisas que adorei.
Quando entrei para aqui, a escola dos Correios, senti-me muito sozinho. Mas depois vi os meus colegas e fiquei mais relaxado, pois eu não conhecia ninguém.
A minha professora era exigente, mas muito nossa amiga. Gostei muito dela e das funcionárias daquela altura. A seguir, já no 4º ano, tive outra professora e também outros amigos. Tive que me habituar a eles e ao novo espaço.
E agora que estou no final do 4º ano sinto-me feliz e muito contente.”

Nuno Francisco Barbosa (4º ano)
EB1 dos Correios

 
“Ao longo destes 4 anos magníficos consegui concretizar muitos dos meus sonhos. Um deles era saber escrever e entrar numa escola e ver muitos meninos. Na apresentação do 1º ano, quando conheci a minha professora, vi logo que era muito inteligente e que iria correr bem. A primeira grande dificuldade foi ler, andava a ler muito e consegui. Outra que demorou muito a superar foi o aperfeiçoamento da letra. Os meus trabalhos eram tão “porcos” e desorganizados que originavam grandes confusões. Já no 2º ano a minha letra era melhor. Fui sendo cada vez, melhor aluno, mais organizado, mais assíduo e pontual. Ao longo deste 4º ano senti muita pressão por ser o último ano. Nas provas finais senti grande dificuldade no teste de português em relação ao primeiro texto, porque tinha muita informação e um excelente vocabulário.
Adorei esta maravilhosa experiência."
Ângelo Micael Moreira Alves (4º ano)
E. B. 1 do Viso 

 
“Eu vou refletir o que senti ao longo destes quatro anos. Então vou começar. Quando vi a professora foi antes das aulas, ainda nas férias de verão. Eu pensava que a escola seria uma “seca” e, quando comecei a aprender, achei que ia ser um mau aluno, mas a professora apoiou-me e, ainda no primeiro ano, comecei a achar que a professora era uma heroína que sabia tudo. Ela ao longo dos tempos, ensinou-me que não sabe tudo, mas eu ainda acho que ela sabe. Fui aprendendo coisas magníficas. A matéria que eu mais gosto é estudo do meio. A professora é uma pessoa sem medos, apesar de no seu passado ser envergonhada. Ela é muito engraçada e interessante.
Agora estou no final do quarto ano e ainda estou orgulhoso de ser como sou.
O que mais gostei foi da professora e a pior é que, se passar, vou ficar sem ela. Gosto muito dela!”
Diogo Moura (4º ano)
E. B. 1 do Viso

 
“Quando eu entrei para a minha primeira escola, tinha 6 anos e não conhecia ninguém, a minha primeira escola chamava-se Sobreiro.
A minha primeira professora Emília, gosto muito dela, era carinhosa, simpática e muito mais; enquanto estive com ela, adorava a escola …
No dia 4 de janeiro despedi-me da escola de S. Gens e vim para a escola do Viso, onde no primeiro dia, fui apresentado à professora Alaíde e à turma.
No dia 7 de janeiro foi o primeiro dia de aulas com esta professora e nesse mesmo dia fiz anos. Desde aí até hoje adorei esta escola. Nunca mais chorei! A minha professora Alaíde ajudou-me muito na Matemática e no Português.
Eu adoro a minha professora, é sempre justa, muito amiga, quando tem que ralhar comigo e com os outros ralha; tenho muita pena de não ter entrado para esta escola desde o 1º ano; adoro esta turma, os empregados, a professora Alaíde, a professora Maria de Lurdes e não só. Agora, se mudar de escola, se passar, vou ter muitas saudades dela.
Adoro-te professora Alaíde!”
Gonçalo Assunção Serrão (4º ano)
E. B. 1 do Viso

 
“Um momento inesquecível na escola foi há poucos dias, no fim do 3ºP, no aniversário da professora Estela Gomes, em que fizemos um pequeno piquenique, cantámos os parabéns e tirámos uma foto todos juntos.
Depois descemos e fomos para o átrio principal onde todas as turmas da professora e os professores lhe deram um ramo de flores e uma tela com frases nossas e versos dedicados a ela, enquanto lhe cantávamos os parabéns!
Foi um momento marcante porque foi uma bela surpresa e eu gosto muito de surpresas.”

Helena Costa (9ºano)


“O momento mais marcante na escola foi quando tirei 100% no teste de matemática, porque, enquanto fazia o teste estava a chorar; o teste estava a correr muito mal, mas quando o recebi nem acreditei que tinha tirado 100% num teste de matemática!”

Flávia Lira (9ºB)


“Apesar de eu não gostar da escola, houve momentos inesquecíveis.
Quando passei para o 7º ano tivemos uma turma muito boa, pois as pessoas eram muito simpáticas. Não eramos a melhor turma nem em notas, nem em comportamento, mas todos os professores se riam com as palhaçadas dos rapazes; havia, no entanto, muitas faltas disciplinares, principalmente, do André, do Micael e do Rogério.
Pessoalmente nunca tive nenhuma falta disciplinar e também por essa razão estou no 9º ano ao passo que os meus colegas, que antes relembrei, estão com o seu percurso escolar mais atrasado.”
Bárbara Sandiares (9ºC)

 
“Não consigo decidir um momento, por isso têm que ser dois.
O primeiro foi o meu primeiro ano cá em que consegui ficar não só no Quadro de Honra, como também no Quadro de Excelência – o momento em que subi ao palco, fui muito aplaudida e ainda recebi um excelente prémio.
O segundo momento inesquecível também me levou ao palco inesperadamente, pois, de um segundo para o outro, passei de espectadora a elemento da banda musical, não por vontade própria, mas porque dois colegas da turma me “denunciaram” um possível talento.
É possível dizer que a frase “se queres ter 5 a Música, vai para o palco”, dita pelo meu professor de Música, me ajudou a lutar contra a timidez.”
Rebecca Farmer (9ºC)

 
“Apesar de estarmos a falar da escola, houve alguns momentos bons. Não houve só um bom momento, eles foram vários. Um deles foi talvez no 6º ano, quando fui selecionada para o quadro de honra e para o quadro de excelência, apenas com um 4 e tudo o resto 5. Recebi um prémio monetário, foi engraçado, subimos ao palco para receber o prémio, mas, como era muito envergonhada, chamaram outra aluna, a Sílvia, para subir comigo ao palco e receber o prémio. Gostava de repetir a experiência, foi muito “fixe” e emocionante.
Sei que, para poder repetir esta experiência, tenho que subir as minhas notas, pois do 7º ano para cá tenho descido muito e tenho que voltar a ser a aluna que era.”

Rita Rodrigues (9ºC)


“O meu momento inesquecível na escola foi quando fui operado no 6º, porque faltei muito tempo às aulas e perdi muita matéria, mas foi graças aos professores que consegui passar de ano por causa das fichas que a professora do ensino especial me trazia para eu fazer e explicava a matéria. Acho que todos os professores de quem fui aluno são uns excelentes professores, pois ensinam muito bem e ajudam muito todos os alunos. A escola E.B. 2,3 do Viso é um bom estabelecimento de ensino. Claro que nunca vou esquecer a minha turma, foi uma grande turma!”

Sérgio Nogueira (9ºB)