terça-feira, 23 de abril de 2013

23 de abril – Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
















Hoje celebra-se o dia mundial do livro e dos direitos de autor. Trata-se de uma comemoração à escala global de extrema importância pelo papel que o livro desempenha na vida do ser humano.

Na verdade, constata-se que livro evoluiu muito ao longo dos tempos, mas continua a ser uma das mais belas invenções que permite a partilha de ideias e conhecimento.

Para assinalar este dia a BE/CRE tem patente durante toda a semana a exposição “O Mar e a Terra, 2 poetas do Porto – Sophia de Mello Breyner Andresen e Eugénio de Andrade”.

À semelhança dos anos anteriores, a UNESCO comemora a efeméride com várias iniciativas.

Transcrevemos de seguida a mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

“A UNESCO celebra Dia Mundial do Livro e Direitos de autor no dia 23 de abril há 17 anos. Os Estados Membros da UNESCO em todo o mundo celebram o poder dos livros em unir e transmitir a cultura dos povos e os seus sonhos de um futuro melhor.
Este dia oferece uma oportunidade para refletirmos em conjunto sobre as melhores formas de divulgar a cultura da palavra escrita e de acesso a todos os indivíduos, homens, mulheres e crianças, através de programas de alfabetização e de apoio à publicação, às livrarias, bibliotecas e escolas. Os livros são nossos aliados na disseminação da educação, ciência, cultura e informação em todo o mundo.
A cidade de Bangkok foi designada "Capital Mundial do Livro 2013", como forma de reconhecimento do seu programa de promoção da leitura entre os jovens e as camadas mais desfavorecidas da população.
Esta é uma fonte de inspiração para nossos esforços coletivos no sentido de promover a diversidade editorial e para proteger a propriedade intelectual e acesso equitativo à riqueza dos livros.
A UNESCO está comprometida com este trabalho através da Convenção de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, juntamente com todos os seus parceiros, incluindo a Associação Internacional de Editores, a Federação dos Livreiros Internacional e a Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias.
Este dia também nos convida a refletir sobre as mudanças dos livros a longo prazo e os valores intangíveis que devem guiar-nos. Os livros digitais oferecem novas oportunidades de acesso ao conhecimento, a custos reduzidos e mais amplas áreas geográficas. Os livros tradicionais ainda são uma poderosa tecnologia à prova de falhas, portátil e que resiste ao passar do tempo. Todas as formas de livros são uma valiosa contribuição para a educação e para difusão da cultura e da informação. A diversidade de livros e do seu conteúdo editorial são uma fonte de enriquecimento que devemos apoiar, através de políticas públicas adequadas, protegendo-se também da uniformidade. Esta bibliodiversidade é a nossa riqueza comum, fazer com que os livros sejam muito mais do que um objeto físico, pois eles são a nossa mais bela invenção para compartilhar ideias para além dos limites do espaço e do tempo.”