quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Concurso Literário “Histórias com o mar dentro”
















“Histórias com o mar dentro” é um concurso literário promovido pela BE e o Departamento de Línguas, que integrará a Semana de Leitura subordinada ao tema do Mar. Destina-se aos alunos de 2.º e 3.º ciclos e tem como objetivos fomentar hábitos de leitura e de escrita e incentivar a produção textual de um conto.

A literatura portuguesa sempre procurou no Mar uma das suas principais fontes de inspiração. De Luís de Camões a Fernando Pessoa, passando por Vergílio Ferreira e Sophia de Mello Breyner, os maiores autores nacionais consagraram o Mar como um Mundo privilegiado de aventuras, tragédias e histórias de amor.

Assim, escreve sobre o passado, o presente ou o futuro. Faz o relato de uma expedição científica ou de uma emocionante aventura de piratas. Conta a história de um peixe ou de um pescador. Recorda um episódio que se tenha passado contigo na praia ou num barco. Apela aos cuidados a ter com a poluição marítima. Em suma, escreve sobre o que quiseres, mas escreve sobre o Mar.

Os trabalhos terão que ser originais, redigidos individualmente e, de preferência, em aula (ou sob supervisão do professor) para melhor ser salvaguardada a veracidade da autoria. Devem ser assinados com um pseudónimo e entregues até ao dia 1 de março.

PARTICIPA!