quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

A biblioteca do futuro...



Numa sessão de «Encontros com Livros» em outubro, mês dedicado às Bibliotecas Escolares, foi pedido aos alunos que imaginassem como seria a Biblioteca do Futuro e registassem as suas opiniões. Transcrevemos então algumas das suas sugestões.

 
A biblioteca do futuro será muito inovadora, mas não terá nada a ver com a atual. Com tantas novas tecnologias a saírem para o mercado, a minha expectativa para a biblioteca do futuro é que esta tenha imensos computadores, alguns ipads e, em vez de haver livros como os de hoje em dia, haverá livros virtuais.

Nas sessões de filmes todos serão projetados em 3D e, nas escolas com mais verbas disponíveis para o efeito serão em 4D.

Na minha opinião, os alunos terão mais aulas virtuais com projeções em 3D ou 4D que captarão a atenção dos alunos.

No entanto, tenho a esperança que haverá um cantinho a retratar as bibliotecas “antigas”.

Maria Morais, 8ºA


 
A minha biblioteca do futuro será muito diferente da atual, tão diferente que o espaço não seria o mesmo.

Os livros serão substituídos por ipads, as atuais televisões serão substituídas por ecrãs plasmas 3D. No início do ano todos os alunos terão que receber um iphone, para, quando estiverem em casa e precisarem de um livro, terem uma aplicação em que recebam o livro por escrito no telemóvel. O aluno também poderá requisitar um ipad e dentro dele haverá livros, filmes e tudo aquilo que o aluno precise.

Coisas desse género poupam imenso trabalho aos alunos. Mas, como estamos em crise, só quando ela acabar, é que será possível acontecer uma coisa deste género, o que vai demorar muito tempo. Aí os motores funcionarão com outro tipo de combustível, como, por exemplo, o leite e muitas mais coisas futurísticas.

Bruno Rodrigues, 8ºA

 

A biblioteca do futuro vai ser grande, as mesas vão ser toutch para não nos levantarmos para ir buscar livros, haverá um ipad gigante com a base de dados de todos os livros, jogos, músicas e vídeos. Os poucos livros que possam existir serão holográficos.

Haverá uma sala de cinema para ver os filmes em 1, 2, 3, 4 e 5D e muitas mais coisas.

Eu acho que será divertido e muito interessante! Ao contrário de hoje em que os alunos não procuram as bibliotecas, as do futuro serão muito procuradas e um sítio onde todos quererão lá estar.

Diogo Araújo, 8ºA

 

No futuro, as bibliotecas serão lugares espaçosos e diferentes das que temos hoje em dia.

Acho que em vez de estantes haverá arquivos com tablets para a população ler livros nesses dispositivos. Na zona dos computadores, haverá ecrãs grandes e com qualidade de imagem 3D.Os sofás e cadeiras serão espaçosos e confortáveis.

Nessa altura, as pessoas irão mais vezes à biblioteca, pois todas estas inovações chamam a atenção das pessoas.

Com tudo isto, as pessoas usarão mais bibliotecas e terão mais interesse pela leitura.

Sílvia Monteiro, 9ºA


 
A biblioteca do futuro vai ser grande e muito informatizada, qualquer informação que se queria encontrar será projetada holograficamente pelos computadores. Também terá muitos computadores par fazer pesquisas, trabalhos e para ler.

Os livros serão trocados por kindles que poderão ser requisitados por qualquer aluno com cartão de acesso. Para entrar na biblioteca será necessário passar um cartão que poderá ser comprado em qualquer altura e que durará um único ano letivo. Dentro da biblioteca também haverá uma zona de leitura para os alunos que queiram requisitar um kindle para ler e passar o seu tempo.

Os professores ajudarão os alunos que tenham dúvidas por computador e também estarão robots na biblioteca para organizar e arrumar o que esteja fora do sitio. O controlo de luminosidade, vigilância e das janelas será todo feito por um computador central. Se algum aluno quiser alterar alguma coisa, só terá de criar um reconhecimento de voz.

A biblioteca também será um lugar de repouso e de convívio.

João Silva, 9ºA


 
A biblioteca do futuro será completamente diferente da atual. Para mim, a tecnologia irá começar a ganhar terreno nas bibliotecas.

A cada dia vemos a tecnologia a evoluir e começamos a reparar em novas funcionalidades.

A meu ver, os livros continuam a ser a maior fonte de leitura, mas, com os novos avanços tecnológicos, podemos agora utilizar telemóveis, ipads, iphones e tabletes para lermos livros. Basta-nos através deles fazer o download dos livros que queremos ler e depois podemos visualizá-los e, o mais impressionante é que com um dedo podemos mudar de página.

Na minha opinião, continuará a haver livros, mas, as pessoas irão começar a optar mais por ler livros digitais.

Pedro Mendes, 9ºA