quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sugestões de leitura para férias


Ao longo do ano letivo, no âmbito do projeto «Conselho de Leitura», os alunos da turma A e D do 7.º ano partilharam com os seus colegas os seus livros prediletos, registando as suas impressões de leitura e salientando alguns aspetos que, no seu entender, contribuíram para despertar o interesse pela leitura da obra. Divulgamos agora algumas breves apresentações que sugerimos como leitura para férias.


As Gémeas – o 3.º período em Santa Clara de Enid Blyton

Este livro fala-nos sobre o regresso à escola de duas irmãs gémeas, Patrícia e Isabel. Infelizmente as irmãs tiveram que regressar à escola uma semana mais tarde, pois tinham estado doentes e, por isso não chegaram a conhecer as suas novas colegas já que tinham entrado 5 novas alunas para Santa Clara.

Sara era uma rapariga rica e mimada e apenas se preocupava com a aparência; a Penélope era um ano mais nova que as da sua turma, apenas pensava nos estudos e era muito influenciável; Antónia, mais conhecida como Tó-nas-Tintas, era muito divertida e gostava de pregar partidas; Carlota era bastante misteriosa; e, por fim, a Prudência era mesquinha e queria ver os outros a sofrer.

Este período a turma das gémeas estava muito irrequieta e as professoras estavam muito descontentes.

Mais tarde a Prudência descobre um segredo de Carlota, em que esta há algum tempo atrás tinha sido uma acrobata de circo e conta-o às colegas com esperança que elas não falassem mais com a Carlota.

Finalmente a turma acalma um pouco e as alunas novas já se tinham integrado, à exceção da Prudência e da Penélope.

Muitas aventuras vão acontecendo em Santa Clara como, por exemplo, torneios.

Se quiseres desvendar todas as peripécias e partidas terás que o ler.

Maria Morais, 7.ºA



As Gémeas – Catarina no Colégio de Santa Clara de Enid Blyton

Este livro fala-nos das famosas gémeas, Patrícia e Isabel, mas também das novas alunas que entram para a turma delas, a Catarina, a Amanda e a Helena.

Amanda e Helena eram meias-irmãs, Amanda era uma rapariga que vivia com a mãe numa casa pequena e estava habituada a viver com o pouco que tinha, ao contrário da Helena que estava habituada a ser um menina mimada e a ter tudo o que queria.

As duas dão-se muito mal uma com a outra.

Catarina era uma menina atrevida e o seu animal de estimação, uma cabrinha não fica atrás.

Mais ou menos a meio do livro vai haver uma rixa entre as alunas do segundo ano e as do terceiro ano.

Queres saber como começou essa rixa e porquê? Lê o livro.

Catarina Pereira, 7.ºA

 

Regresso à Escola - Uma Rapariga Rebelde de Enid Blyton

Este livro fala-nos de uma rapariga chamada Elisabeth que no passado tinha arranjado muitos problemas na escola, mas que no presente ano está decidida a tornar-se uma aluna melhor.

Ela é rapariga é muito divertida e com os seus amigos vai pregar muitas partidas aos professores e também vai arranjar alguns inimigos.

No início do ano letivo, entraram três novos alunos para a escola que frequenta – o colégio Whyteleafe, dois dos quais Elizabeth não gosta muito. Nesse colégio são organizadas várias Assembleias e muitos torneios que animam a vida dos estudantes

Elizabeth decididamente este ano tornou-se uma aluna melhor, mas continua sempre com as suas traquinices.

Se quiseres saber mais sobre as suas partidas lê o livro que não te vais arrepender.

Maria Morais, 7.ºA



O Álbum de Clara de Maria Teresa Maia Gonzalez

A Clara tinha 14 anos quando teve um grande acidente e teve que ficar hospitalizada para fazer tratamentos que de pouco adiantaram. Enquanto esteve no hospital na sua mesa-de-cabeceira tinha um álbum onde de um lado escrevia sobre o seu passado e do outro lado sobre o seu presente.

Quando a Clara sai do hospital teve de o fazer de cadeira de rodas e no momento em que regressa à escola, após o acidente, viu que quase tudo tinha mudado. Passava pelas suas amigas e elas não a cumprimentavam, nem o seu namorado, que ela julgava especial, que andava agora com uma das suas melhores amigas, a Marta.

Nesse momento difícil, quem mais a ajudava era o Marco.

Passados alguns meses, Clara começou a recuperar, já andava só com uma canadiana, não tinha mais aquelas marcas no rosto e estava mais bonita. O seu ex-namorado, ao vê-la assim, deixou a sua namorada, a Marta, e veio ter com a Clara, para lhe pedir se poderiam ser amigos novamente, mas ela recusou, dizendo-lhe que, quando necessitou de amigos, só tinha o Marco.

Depois disto tudo, Clara viveu feliz apenas com dois amigos: o Marco e a Joana.

Aconselhava a ler este livro porque é interessante e ajuda-nos a perceber que nunca devemos deixar os amigos nos momentos mais importantes.

Joana Bessa, 7.ºD


Alex ponto Com – Uma Aventura Virtual de José Fanha

O livro fala de um rapaz, Alexandre António, que decidiu chamar-se por Alex Ponto Com.

Numa noite, estava entretido com um jogo no computador e misteriosamente desapareceu. Os pais, Isabel e Zé António, ficaram muito alvoroçados.

A sua amiga Mafalda tenta também encontrá-lo e, a certa altura, depara-se com uma um enigma: «1.uma ovelha dentro de uma caixa. 2. Ruy Belo ao contrário. 3.Lavoisier. Passa esta mensagem também ao Paulo. Esperem que eu volte a entrar convosco e não falem disto a mais ninguém. Eu estou a ser vigiado. Tenho de acabar agora antes que me apanhem. Tchau. Beijos e saudades. Alex ponto com»

Acham que alguém conseguiu desvendar o enigma? Leiam o livro e ficarão a saber.

Joana Moreira, 7.ºA


 
O Mistério da Pérola Gigante de Geronimo Stilton

Geronimo Stilton estava a tomar um banho de gelo, pois estava um dia de calor, quando recebeu o convite da sua amiga Patty Spring, que tinha de fazer um documentário sobre a famosa ilha Corsária, para ir fazer um curso de mergulho. Ele aceitou e dirigiu-se para o aeroporto e logo de seguida apanharam o avião, pilotado por um homem muito doido.

Chegaram à ilha e ele lá fez o curso de mergulho, durante o qual encontrou uma gigantesca concha com uma enorme pérola no seu interior. Mal a notícia se espalhou, todos queriam ver de perto o achado, nomeadamente vários jornalistas. Por se tratar de um verdadeiro tesouro, havia que guardar a concha gigante para não ser roubada, mas veio-se a saber que a concha tinha sido trocada pelos irmãos Rabaçal. Depois de muitas aventuras ela foi resgatada sã e salva.

Iara Duarte, 7.ºA