quinta-feira, 14 de junho de 2012

«Aqui gostamos de ler Alves Redol»

No âmbito do Projeto de Animação Comum das Bibliotecas Escolares do Porto promovido pela Biblioteca Almeida Garrett, a turma A do 7.º ano durante este ano letivo realizou alguns trabalhos em torno da obra Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos de Alves Redol, em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Língua Portuguesa e também nos Encontros de Leituras da Biblioteca Escolar.
















Os alunos começaram por efetuar uma leitura orientada do livro com recurso a um guião elaborado para o efeito e, a certa altura, foi-lhes pedido que retratassem, através da ilustração, o Freixial, aldeia onde vivia a personagem principal, cercada de árvores repletas de pássaros e próxima do rio Trancão. Desta proposta surgiram alguns estudos para a representação do Freixial e o produto final – um extraordinário biombo, símbolo da vida aldeã e que serve também de cenário para a representação de «A Viagem de Constantino» também levada à cena pelos alunos do 7.ºA no dia 11 de Junho, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett.


Também os alunos do 7.ºD, no âmbito do Projeto Curricular de Turma em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Língua Portuguesa, conscientes que ilustrar significa contar por imagens o conteúdo de uma ideia ou objeto, ilustraram por imagens, através de técnicas de colagem, desenho e pintura a lápis de cor e aguarela o quinto capítulo de Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos, intitulado «Banho de água e de aventura». Ainda ilustraram graficamente no PAINT.











Todos estes trabalhos encontram-se na exposição de homenagem ao escritor Alves Redol na Biblioteca Almeida Garrett.