quinta-feira, 15 de março de 2012

Sarau encerra semana da leitura






















O sarau de encerramento da semana da leitura teve lugar no passado dia 9 de março pelas 21 horas. A sala de alunos estava repleta para assistir a um conjunto diversificado de atuações que animou todos os presentes. Também, como já é do conhecimento público, o nosso agrupamento adotou este ano Alves Redol, como o escritor de eleição das nossas atividades, que também marcou presença nessa noite, mas ainda se destacaram muitas outras personalidades da literatura e não só.

A professora Emília Pinho, coordenadora da biblioteca escolar, abriu a sessão com um discurso de sensibilização e captação para a leitura.

A sessão contou com a apresentação da professora Ana Paula Alves que se iniciou com a interpretação de Mariana Marques (6ºA) ao saxofone com o tema “Disparates”, muito aplaudida no final.

Seguidamente os alunos do 5ºA levaram à cena a leitura dramatizada de A vida mágica de uma sementinha de Alves Redol, que despertou uma grande atenção da parte do público.

Após a representação, Maria Lacerda (6ºA) tocou ao saxofone o tema “Figresen”, igualmente ovacionada.

Depois os alunos da Oficina de Teatro subiram ao palco para um momento de poesia que encantou a plateia com os pequenos declamadores.





















Para quebrar um pouco o género das atuações até então, a professora Alexandra Vaz irrompeu da assistência para contar duas histórias. Uma sobre a vida de um pobre agricultor que encontrou uma palha e que pensou que a sua sorte tinha mudado por causa dela, mas, após várias peripécias, sabemos que não foi por sua causa, mas sim pela sua modéstia. Seguiu-se a história de uma menina que dizia ser feia por ter cabelos ruivos, olhos claros e bastantes sardas! A sua avó dizia “Sardas são a coisa mais bonita do mundo”, mas a menina insistia “Há uma coisa mais bonita que sardas. As suas rugas”. Foram grandes lições de vida!

Também um aluno do 4º ano declamou de forma muito expressiva o poema ‘’O Mostrengo‘’ de Luís Vaz de Camões.





















Ainda alguns alunos do 7.ºA recitaram o poema “Eu sou português aqui”, relembrando mais uma vez o escritor convidado desta semana, José Fanha, que marcou presença no dia 6 pela manhã, mas isso é outra história.

Mas, o sarau não ficou por aqui. A professora Emília de seguida chamou ao palco e presenteou os vencedores do concurso do cartaz da semana da leitura.
Novamente entraram em cena os alunos da Oficina de Teatro, com uma atuação de pequenos excertos adaptados de algumas obras de Alves Redol.





















Logo após essa maravilhosa atuação, a professora Emília encerrou o sarau com os vencedores do concurso de leitura em voz alta.

No final, muitos dos presentes exprimiram o seu encanto pelas magníficas atuações patentes neste serão.


Inês Gomes, Catarina Pereira e Maria João Pereira (7.ºA); Mariana Marques e Maria João Lacerda (6.ºA)