No dia 6 de março, durante a manhã, o poeta e escritor de literatura infanto-juvenil, José Fanha, visitou a Escola E. B. 2, 3 do Viso para um encontro com os alunos da escola.
O escritor surpreendeu a plateia com a sua primeira aparição, apresentando duas interessantes histórias sobre a «caixinha» que o acompanhava por causa da diabetes e mostrando a importância de aceitarmos as diferenças.
Neste encontro fez uma viajem pela poesia, começando pelo poema «Todos os homens são maricas quando têm gripe» de António Lobo Antunes, seguindo-se «Senhora, partem tão tristes» de João Roiz de Castelo-Branco, depois a composição «Mãe» de Almada Negreiros e «Feitiço» de Rui Nogar, entre outros.
Tudo isto decorreu numa sessão bastante animada em que o convidado entusiasmou todos os presentes com uma verdadeira lição de poesia, num ambiente descontraído e divertido.
Depois os alunos presentearam José Fanha com a declamação de alguns dos seus poemas, dos quais destacamos «Eu sou português aqui» que, a pedido de uma aluna, foi declamado pelo seu autor com uma emoção impressionante.
A sessão dedicada aos alunos do 2.º ciclo prosseguiu com a boa disposição e excelente comunicação do escritor que também os presenteou com alguns dos seus contos.
No fim, houve uma sessão de autógrafos para todos os que quiseram adquirir as suas obras, em exposição, na biblioteca.
Inês Gomes, 7.ºA