O agrupamento recebeu os resultados da leitura dos alunos do 1º ciclo e 5º ano, anteriormente noticiados, que estão a ser discutidos e analisados pelos diversos departamentos para se encontrar estratégias que melhorem a competência leitora nos alunos.
Neste sentido, a BE/CRE adquiriu alguns materiais, no âmbito do Projecto Ler+, quer para os alunos, quer para os professores, com o intuito de ser elaborado um projeto de intervenção na área da leitura com base nos resultados obtidos.
Assim, para os alunos do 1.º e 2.ºciclos foram respetivamente comprados os títulos Aprender a compreender torna mais fácil o saber e Aprender a compreender do saber…ao saber fazer da editora Almedina.
Já para os docentes foram também adquiridos alguns exemplares, nomeadamente O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica, para o 1.º ciclo do ensino, e Compreensão da leitura – dos modelos teóricos ao ensino explícito, destinado a alunos do 2.º ciclo do ensino básico, igualmente da Almedina.
Todos os exemplares mencionados são elaborados por vários autores dos quais destacamos a Doutora Fernanda Leopoldina Viana, docente universitária que coordenou o estudo de avaliação da leitura, no agrupamento, no decurso de um protocolo com a Universidade do Minho (Instituto da Criança).
Ainda para se apurar as dificuldades na leitura, foram comprados o Teste de avaliação da fluência e precisão da leitura - «O Rei» de Anabela Carvalho e a PRP - Prova de reconhecimento de palavras da autoria de Fernanda Leopoldina Viana e Iolanda Ribeiro.