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Com o intuito de avaliar e tentar compreender os gostos, dificuldades e resistências face à leitura, por parte dos alunos do nosso Agrupamento (do 2º ao 9º anos), e partindo do pressuposto que “Um dos principais problemas que o Agrupamento Vertical de Escolas do Viso tem vindo a apontar nos seus Projectos TEIP é o insucesso académico” e que tal “insucesso” “tem sido relacionado com este insucesso é a dificuldade que alguns alunos manifestam na compreensão da leitura e na falta de hábitos de leitura”, decorreu um inquérito, organizado pela Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos do Viso em articulação com as bibliotecas escolas e escolas E. B.1 do Agrupamento, ainda no 1º período, precisamente para avaliar os hábitos de leitura dos alunos do nosso Agrupamento (do 2º ao 9º ano).
O inquérito consistiu na resposta a um conjunto de questões, colocadas directamente aos alunos, de modo a permitir a resposta a questões fundamentais no domínio da avaliação dos hábitos de leitura: «Como encaram a leitura os alunos?», «Existem hábitos regulares de leitura?», «Quais os motivos porque não lêem?», «Quais os motivos que os levam a escolher um livro?», «Qual a percentagem de leitores entre os alunos dos diferentes níveis de escolaridade?», «Que tipo de livros preferem os alunos dos diferentes ciclos?», ou «Falam sobre as suas leituras com os amigos?».
Este inquérito faz parte de um programa de trabalho da Equipa aLer+, que, recorde-se, aguarda também os resultados do estudo em curso desenvolvido em parceria com o Instituto da Criança, da Universidade do Minho (aplicado aos alunos do 1º ciclo e 5º ano).
Entretanto, os dados estatísticos agora colhidos no inquérito aos hábitos de leitura foram tratados com a ajuda dos diversos professores de Matemática, possibilitando as conclusões compilados num documento, que publicamos aqui. Estas conclusões permitirão uma intervenção por parte das várias escolas e professores. Lê-se no documento que “Esperamos contar com a colaboração de todos os professores na análise dos dados aqui apresentados e sugestões de intervenção no domínio da leitura, da compreensão da leitura e na aproximação dos livros, de forma a desenvolver práticas de leitura.”
Ainda de acordo com o documento, o objectivo primordial de todo o trabalho é “No fundo a formar leitores e por isso cidadãos livres”, pelo que a sua leitura se torna, de acordo com os autores do mesmo, “absolutamente imprescindível”.