Terá lugar no próximo dia 12, terça-feira, a acção de formação «Ensino da Compreensão da Leitura», a cargo da professora Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho), acção que se destina aos professores do 1º e 2º ciclos do nosso Agrupamento, embora admitindo igualmente inscrições de educadores de infância e professores do 3º ciclo.
A acção terá lugar na Biblioteca Escolar/ Centro de Recursos da E. B. 2, 3 do Viso, a partir das 15h00.
Sobre ela, deu a professora Emília Pinho, Coordenadora da BE/CRE, o seguinte testemunho à repórter Andreia Santos (jornal Viso em Movimento): “O nosso agrupamento está a fazer um teste a todos os alunos do 2º ao 5º ano para perceber quais são as dificuldades que têm ao nível da leitura. Sem saber ler, sem compreender o que se lê, não há leitores. Quando os alunos dizem que não gostam de ler e que não gostam de livros, há para isso uma razão: para eles ler é tão difícil que chega uma altura em que apetece pôr o livro de lado. Então o problema deles não é não gostarem de livros, é não terem feito as aprendizagens necessárias para saber ler.
Fizemos um protocolo com a Universidade do Minho, na pessoa da Dra. Fernanda Leopoldina Viana, que é a pessoa responsável pelos estudos e que acompanha mestrados e doutoramentos na universidade do Minho, neste âmbito da Leitura. No fundo, é ela que está a orientar este trabalho todo, em parceria connosco. Ela já fez cá uma acção de formação para professores e vai fazer uma segunda acção que é esta, que no fundo aquilo que ela quer transmitir e que está de acordo com o ultimo livro que ela publicou, Também se ensina a compreender a ler.
É essa mensagem que ela quer passar aos professores, dando-lhes sugestões de trabalho, para trabalharem com os alunos, no âmbito da compreensão da leitura. É isso que vai acontecer.
É uma acção destinada sobretudo aos professores do 1º ciclo e do 2º ciclo, mas aberta a todos os outros (educadores e professores do 3º ciclo). Aliás, da última vez que cá esteve a Dra. Fernanda Leopoldina, estiveram cá professores do 3º ciclo que adoraram.
Há pequenas coisas que nos escapam e, de facto, isto ajuda-nos a resolver problemas que muitas vezes ainda se notam no 3º ciclo, ao nível da leitura. Por isso, esperamos que corra bem (como tem corrido) e nessa altura devemos já ter alguma resposta em relação ao estudo que se está a fazer.
A Dra. Leopoldina transmitirá os os primeiros resultados em relação aos inquéritos que se fizeram.”
Sobre ela, deu a professora Emília Pinho, Coordenadora da BE/CRE, o seguinte testemunho à repórter Andreia Santos (jornal Viso em Movimento): “O nosso agrupamento está a fazer um teste a todos os alunos do 2º ao 5º ano para perceber quais são as dificuldades que têm ao nível da leitura. Sem saber ler, sem compreender o que se lê, não há leitores. Quando os alunos dizem que não gostam de ler e que não gostam de livros, há para isso uma razão: para eles ler é tão difícil que chega uma altura em que apetece pôr o livro de lado. Então o problema deles não é não gostarem de livros, é não terem feito as aprendizagens necessárias para saber ler.
Fizemos um protocolo com a Universidade do Minho, na pessoa da Dra. Fernanda Leopoldina Viana, que é a pessoa responsável pelos estudos e que acompanha mestrados e doutoramentos na universidade do Minho, neste âmbito da Leitura. No fundo, é ela que está a orientar este trabalho todo, em parceria connosco. Ela já fez cá uma acção de formação para professores e vai fazer uma segunda acção que é esta, que no fundo aquilo que ela quer transmitir e que está de acordo com o ultimo livro que ela publicou, Também se ensina a compreender a ler.
É essa mensagem que ela quer passar aos professores, dando-lhes sugestões de trabalho, para trabalharem com os alunos, no âmbito da compreensão da leitura. É isso que vai acontecer.
É uma acção destinada sobretudo aos professores do 1º ciclo e do 2º ciclo, mas aberta a todos os outros (educadores e professores do 3º ciclo). Aliás, da última vez que cá esteve a Dra. Fernanda Leopoldina, estiveram cá professores do 3º ciclo que adoraram.
Há pequenas coisas que nos escapam e, de facto, isto ajuda-nos a resolver problemas que muitas vezes ainda se notam no 3º ciclo, ao nível da leitura. Por isso, esperamos que corra bem (como tem corrido) e nessa altura devemos já ter alguma resposta em relação ao estudo que se está a fazer.
A Dra. Leopoldina transmitirá os os primeiros resultados em relação aos inquéritos que se fizeram.”