quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sessões da «Hora do Conto» e «Encontros com Livros»




Ano novo, novos encontros com livros… Assim se poderá dizer da nossa Biblioteca, que tem programados novos títulos para trabalhar com os alunos do 2º e 3º ciclos.

Assim, às turmas do 5º e 6º anos está a ser lida esta quinzena a versão de «As Viagens na Minha Terra - adaptada para os mais novos por Rui Zink» (capítulos 1 e 2), à laia de apresentação, devendo as turmas prosseguir a leitura deste livro em sessões posteriores da «Hora do Conto» (no caso do 5º ano) e nas aulas de Estudo Acompanhado (no 6º ano).

Aos alunos é pedido, complementarmente, uma “viagem” pelo Ribatejo (e pela cidade de Santarém, em especial), com recurso a mapas e pesquisa de recursos diversos (enciclopédia, Diciopédia, internet, entre outros).

Do mesmo modo, e como forma de contextualizar cabalmente a acção da obra, os alunos deverão “viajar” no tempo (até ao século XIX), inteirando-se sobre a guerra civil, que opôs liberais e absolutistas.

Os professores responsáveis pelas sessões da «Hora do Conto» e dos «Encontros com Livros» vêm propondo, outrossim, aos alunos/ ouvintes a continuação da história de Carlos e Joaninha, a propósito do concurso literário «Quem Conta um Conto… Acrescenta um Ponto», promovido pelo semanário SOL e pelo MILLENNIUM BCP.

Já os colegas do 3º ciclo deverão, durante este mês, ler «Pico no Dedo, Contos para Jovens», antologia de histórias de Ana Saldanha, obra que constitui o pretexto para mais uma sessão de «Encontro com Livros».

Esta sessão inicia-se com a apresentação do tema da “viagem” com a notícia da vinda da escritora à escola, seguindo-se a leitura do conto “Perfeição”, em torno do qual deverá desenvolver-se um diálogo interactivo, seguido da leitura de outros contos da mesma antologia (a decorrer nas aulas de Estudo Acompanhado).

Aos alunos do 3º ciclo vem sendo pedido, como actividade de expressão escrita, a continuação do conto, ou, em alternativa, um comentário a este texto, tendo em vista a acção, as personagens intervenientes e a literariedade desta narrativa, tomando como exemplo as citações “Rosto liso…de uma palidez que o sol da praia adoçará com tons de mel” e “…os seus olhos de céu primaveril”

Deixamos em seguida os horários das sessões da «Hora do Conto» para esta quinzena e dos «Encontros com Livros» deste mês.