quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

«Uma viagem no tempo com Almeida Garrett»




Não podia ter sido mais esplendoroso o sarau que decorreu na passada sexta-feira à noite, dia 10, na Sala dos Alunos, espectáculo que juntou a poesia, o teatro e a música em torno da obra e da vida de um dos maiores escritores da Língua Portuguesa, Almeida Garrett, e que encheu por completo o auditório.



E foi o “próprio” Almeida Garrett quem recebeu os convidados, numa encenação a cargo dos alunos Bruno Sousa (9º A), Ana Moreira dos Santos e Flávia Faria (9º B), João Pedro Teixeira e Paulo Ricardo Mota (9º C), elementos da «Oficina de Teatro». Coube a estes actores (devidamente vestidos e adereçados, encenados por Patrícia Afonso, em colaboração com Carla Cunha) a apresentação, na primeira pessoa, da vida e obra do escritor, apresentando-nos as suas diversas facetas, vindas da sua vida íntima e pública e ao longo das várias etapas da sua existência (o poeta, o dramaturgo, o romancista e o político), a partir de uma adaptação do texto «Viagens na Minha Vida» de Luís Miguel Duarte, feita pela professora Emília Pinho.



Seguiu-se a dramatização do romance tradicional «Donzela que vai à guerra», a partir do texto recolhido por Almeida Garrett e publicado no seu «Romanceiro» em 1851. A teatralização deste texto contou com a belíssima performance dos alunos do 6º A, os quais protagonizaram um momento muito especial e muito aplaudido pelo público, depois de ensaiados pela professora Ana Paula Alves, com a colaboração da professora Natalina Carneiro.



Como não podia deixar de ser, o serão prosseguiu com a poesia deste autor, lida pelos alunos Diogo Lage, Sara Nobre, Andreia Santos e Bruno Sousa (9º A), os quais partilharam com o auditório alguns dos trechos líricos mais conhecidos de «Flores Sem Fruto» e de «Folhas Caídas», encenando a pose “romântica” que na época de Garrett se tornou moda e que desde então passou a figurar no nosso imaginário colectivo. Esta performance teve a orientação imprescindível da professora Elisa Ascensão.



A declamação de poemas teve também a presença das alunas Valéria Dias (5º A), Maria Manuel Morais (6º A) e Ana Vieira (9º A), bem como de uma encarregada de educação e da professora Ana Paula Alves, que de modo muito belo recordou o celebérrimo poema narrativo «A Nau Catrineta». Este momento foi abrilhantado com a preciosa colaboração dos acordes das guitarras do professor Gustavo e do aluno Joshua Farmer (9º A) e da leveza mágica da flauta da Sara Nobre (9º A).



Mas a noite contaria ainda com uma nova encenação, desta feita partilhada por alunos da turma 5º A e 5º E, que reconstituíram a versão portuguesa do romance «Bela Infanta», igualmente a cargo da Ana Paula Alves.



Momento alto da noite foi a actuação da banda luso-galega «De Outra Margem», um grupo de músicos que generosamente se deslocou à Escola E. B. 2, 3 do Viso e que recordou alguns dos temas que povoam o imaginário lírico popular da região galaico-portuguesa, entre eles o «Vira Galego», «As Sete Mulheres do Minho», «Menino d’ Oiro» e «Barca Bela», a partir do poema de Almeida Garrett.



Recorde-se que a banda é formada por Abílio Santos, Carlos Villanueva, Edorta López, Lorenzo Suárez, Luis Lechuga, Eva Gonzalez e Marilú Campos, socorrendo-se de instrumentos tradicionais e outros (adufe, gaita-de-foles, tambor, o acordeão, harmónica, flauta, guitarra e baixo). A resposta do público foi entusiasmada, visto que no final da actuação aplaudiu a banda de pé, numa ovação que há muito se não via nesta Escola.