segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sessões de Leitura na BE/ CR



A nossa Biblioteca continua a dinamizar actividades em prol da Leitura e com resultados que são motivo de orgulho para a Equipa. Recorde-se que este ano lectivo trouxe algumas novidades, designadamente no que diz respeito às sessões da «Hora do Conto», reservadas desta feita apenas aos alunos do 5º ano.

Para eles, e na altura em que decorre a Semana da Alimentação, está reservada a leitura/ audição do conto popular «O Caldo de Pedra» (recolhido por Teófilo Braga), história que tem maravilhado gerações de crianças por causa da esperteza do frade pedinte. A estes alunos é pedido, após a leitura do conto, que procurem informações sobre a personalidade de Teófilo Braga, político influente da 1ª República, associada ainda a diversas recolhas de textos orais e de cariz popular.



Por outro lado, e tomando como referência uma frase do conto (“O caldo cheirava que era um regalo”), é pedido aos leitores/ ouvintes que reflictam sobre a importância da sopa na dieta portuguesa, devendo indicar o nome de tipos de sopas que conheçam e respectivas receitas.

Tal como noticiámos na passada semana, 2010/ 2011 trouxe os «Encontros com Livros», uma iniciativa de carácter mensal, que pretende promover a discussão em torno dos livros, isto para as turmas do 6º ao 9º ano. Esta actividade conta com uma sessão de apresentação do projecto na BE/ CR, a cargo das professoras bibliotecárias, seguindo-se a contextualização do título escolhido e uma primeira leitura, à laia de intróito.

Para os alunos do 6º ano, a Equipa da Biblioteca propõe a leitura de «Cinco Tempos, Quatro Intervalos», de Ana Saldanha — um conto juvenil, que tem Dulce (uma adolescente) como protagonista, no largo temporal de uma manhã de aulas.

Os alunos deverão, acto contínuo, registar no seu caderno o assunto que foi abordado na leitura feita, bem como as impressões colhidas sobre o livro em estudo nas aulas de Estudo Acompanhado, esperando-os um novo encontro, já em Novembro (entre os dias 2 e 8), no qual será debatida a interpretação desta obra.




Para as turmas do 3º ciclo (7º, 8º e 9º anos) está previsto o mesmo procedimento, mas o livro em estudo será «Águas de Verão» de Alice Vieira. Após a contextualização da obra, os alunos poderão registar os seus primeiros apontamentos no caderno diário, continuando a leitura silenciosa nas aulas de Estudo Acompanhado, até à sessão de Novembro (entre 2 e 12 de Novembro).

Os formandos do curso CEF, diversamente dos colegas do 2º e 3º ciclos, poderão sugerir as suas leituras, as quais serão feitas em acordo com a Equipa da Biblioteca. Delas se espera, ainda assim, uma troca de opiniões, à semelhança do que sucede com a sessão da «Hora do Conto» e «Encontros com Livros».